Do ATUAL
MANAUS — A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) lançou nesta quinta-feira (31) o “Selo Suframa de Combate ao Assédio”. A campanha tem o lema “Compromisso & Respeito” e pretende conscientizar sobre os danos do assédio e da discriminação. A iniciativa integra o Plano de Enfrentamento ao Assédio Sexual na Zona Franca de Manaus, lançado no dia 4 de outubro.
A campanha atende as diretrizes da Lei nº 14.540/2023 que torna o assédio crime e busca ampliar a conscientização e incentivar a criação de ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos. A mobilização inclui o acolhimento de vítimas.
O senador Omar Aziz, que participou da solenidade, afirmou que a iniciativa é importante ao incentivar as pessoas a não se intimidarem caso sejam assediadas em locais de trabalho, seja por colegas ou chefes. Ele cita que a campanha coibirá quem comete assédio .
“É um dever e obrigação de todos nós divulgar e incentivar as pessoas a não se intimidarem. ‘Ah, se você não fizer isso, você vai perder o emprego’. Não vai. A pessoa que fizer esse mal, ela será preso e essa que é a diferença. Não é a pessoa se intimidar, ela tem que denunciar, denúncia é importante”, disse Omar Aziz.
O senador sugeriu que a Suframa faça parcerias com outros órgãos públicos como a polícia, delegacia da mulher, secretarias ligadas aos direitos humanos, para expandir a campanha.
“Você vai ver que vai diminuir bastante. Se não der o exemplo, não vai diminuir. A questão da chefia, principalmente do homem, da própria mulher, que não é só homem que assedia não […] o assédio moral pode ser feito pelo homem ou por mulher para quem está abaixo da hierarquia dentro de uma empresa”, disse Aziz.