Por Feifiane Ramos, do ATUAL
MANAUS — O deputado estadual Sinésio Campos, presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) no Amazonas, faltou à convenção da Federação PT, PCdoB e PV que oficializou a candidatura de Marcelo Ramos (PT) para prefeito de Manaus no domingo (4). Ao ATUAL, Sinésio alegou, nesta segunda-feira (5), que estava no interior participando de convenções de candidatos.
Questionado sobre o apoio a Marcelo Ramos, o deputado limitou-se a dizer: “Ele é o candidato do PT e ponto”.
Sinésio ainda não participou de nenhum evento público de apoio a Marcelo Ramos. O deputado é da base aliada do governador Wilson Lima (União), que apoia o deputado estadual Roberto Cidade (União), adversário de Ramos.
“Sou presidente estadual [do PT] e tenho 61 municípios e 20 candidatos do PT no amazonas para conduzir. E cidades acima de 100 mil eleitores, como é o caso de Manaus, quem é o responsável pela condução das eleições 2024 é a direção municipal de Manaus”, justificou o parlamentar.
Sinésio indicou o atual secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás do Governo do Estado do Amazonas, Ronney César Campos Peixoto, cuja secretaria foi criada no ano passado.
Durante a convenção do PT no domingo, Marcelo Ramos comentou sobre a ausência de Sinésio Campos. Ele citou “a clara relação” do deputado com o governo estadual, mas acrescentou que o parlamentar “estará conosco”.
“O deputado Sinésio tem uma relação próxima com o governo [estadual], acho que é absolutamente inegável, mas ele [Sinésio] nunca faltou ao projeto do presidente Lula. Eu tenho certeza de que essa não será a primeira vez. Ele estará conosco”, disse Ramos.
Valdemir Santana, presidente do PT Municipal, rebateu a alegação de Sinésio de que a responsabilidade por municípios com mais de 100 mil eleitores é da direção municipal. “Compreendemos e respeitamos a posição do companheiro, mas o PT é único, não há divisão”, disse Santana.
“O PT não tem divisão. Internamente temos nossas divergências, mas é importante que o PT é um, PT nacional, o PT estadual, municipal. Nós temos uma candidatura que é o companheiro Marcelo, com mais seis partidos entre a nossa sessão de sete partidos”, acrescentou Santana.
Ele completou: “Entendo que Sinésio está em outros municípios importantes e, em breve, ele fará uma declaração de apoio ao companheiro Marcelo e à nossa chapa com Luiz Castro. Será uma declaração bem clara”.