MANAUS – O primeiro tipo – o mindset fixo – define aqueles que acreditam que suas qualidades são imutáveis, ou seja, suas habilidades e talentos natos são os fatores mais importantes, que vão determinar seu sucesso ou fracasso.
Isso porque o mindset fixo indica que todos nascemos com certas qualidades determinantes e elas nos acompanham para o resto da vida.
Assim, surgem frases como: “Não vejo motivos para tentar se já sei que não vou ter um resultado satisfatório.”
Também pessoas de mindset fixo tendem a gastar mais tempo e energia tentando provar o seu valor para si próprios e para o mundo.
Por outro lado, há o mindset de crescimento, que indica uma maleabilidade maior das características, por meio da crença de que as capacidades inatas são apenas potencialidades que podem ser desenvolvidas (ou não) através do esforço.
Na verdade, quem tem um mindset de crescimento parte do pressuposto de que todos os humanos têm um potencial desconhecido, que pode ser ativado pela educação, pela paixão e pelo esforço.
A boa notícia é que ninguém nasce com um tipo de mindset imutável, que vai durar para o resto da vida, muito menos estamos fadados a este ou aquele futuro por conta de nossas habilidades e capacidades.
É claro que todos nós temos nossas aptidões, mas elas realmente são apenas potencialidades que podem ser desenvolvidas – e não representam um destino escrito em pedra.
Um dos pontos principais da teoria apresentada por Carol Dweck é que nosso mindset é formado pelas escolhas e posicionamentos cotidianos, quase em um exercício diário.
Assim, a única pessoa que pode optar em sustentar este ou aquele mindset é você mesmo.
Vamos detalhar mais cada um deles para que você consiga perceber onde está neste momento.
Mindset Fixo
Quem tem mindset fixo, enxerga o fracasso muito mais como uma identidade do que como uma situação, um desafio a ser transposto.
Por acreditarem que as pessoas, e eles próprios, nascem com uma quantidade limitada de habilidades, os indivíduos de mindset fixo não veem motivos para tentar superar seus limites.
Mindset De Crescimento
Em contraponto, o mindset de crescimento parte do princípio de que ninguém nasceu um gênio e de que não existem pessoas predestinadas ao sucesso ou ao fracasso.
Pelo contrário, pessoas com essa configuração enxergam que o talento faz parte da natureza de todo ser humano, e cabe a cada um identificar suas potencialidades e desenvolvê-las por meio do esforço e do conhecimento.
Esses indivíduos encaram o fracasso como um resultado situacional, sentindo-se desafiados a buscar novas soluções para os problemas.
O que acontece é que indivíduos com mindset de crescimento sentem-se motivados quando algo não dá certo.
Via de regra, elas têm uma autopercepção mais afiada e são capazes de avaliar de maneira mais justa seus pontos fortes e os fracos.
Agora de posse dessas informações sobre mindset, podemos ajustar reconfigurar nossa mente para a psicologia do sucesso. Só tem sucesso na Etiqueta, só consegue aprender e praticar a Etiqueta quem tem um mindset de crescimento. Pois é somente ele que consegue ver valor no desenvolvimento pessoal e na construção da sua melhor versão diariamente.
Como Funciona A Psicologia Do Sucesso?
A psicologia do sucesso é outro nome para o pensamento positivo e a vontade de superar desafios e lidar com riscos.
Mindset é também chamado de a psicologia do sucesso.
E ela funciona de modo a identificar quais são os pensamentos e padrões de comportamento de uma pessoa.
Ao chegar até aqui, você já conhece os dois caminhos possíveis e, provavelmente, já tem uma ideia sobre qual definição de mindset se encaixa melhor com seu perfil.
E não se preocupe se você identificar características dos dois mindsets em seu comportamento, porque isso é bastante comum.
Aliás, é até esperado que aconteça em contextos diferentes.
De todo modo, dos dois caminhos, apenas o mindset de crescimento é capaz de levar o indivíduo a desenvolver todas as suas potencialidades, guiando seus esforços para o sucesso.
A verdade é que, na vida real, quem alcança o sucesso são aqueles que trabalham de maneira constante, e o fracassado é aquele que não se esforça.
Enquanto pessoas de mindset fixo se recusam a ao menos tentar, por acreditarem que o fracasso é certo, pessoas de mindset de crescimento se esforçam, pois têm noção de que, para vencer, é preciso tentar – e aí está a psicologia do sucesso.
Como Desenvolver O Seu Mindset Para O Sucesso?
A primeira dica que quem deseja desenvolver seu mindset para o sucesso é que essa não é uma mudança que acontece da noite para o dia, de uma hora para outra.
Conforme você começa a se comportar de maneira mais receptiva ao esforço, identificando os fracassos como oportunidades, o mindset de crescimento começa a aflorar como uma realidade.
É claro que, eventualmente, as velhas crenças vão aparecer na mente, mas não é disso que se trata.
Estamos lidando aqui com a mente humana e, por isso, as mudanças não vêm de maneira cirúrgica, mas progressivamente, nas atitudes do dia a dia.
Isso porque a mudança de mindset se inicia no comportamento, na comunicação, na postura, enfim, em nossas formas de nos relacionar com o mundo.
De fato, mudar não é uma tarefa fácil, mas é uma tarefa possível.
Para conseguir promover a mudança é preciso de um nível considerável de autoconhecimento para identificar quais são as crenças que o afastam do sucesso que tanto almeja.
Para transformarmos isso, precisaremos do mindset de crescimento, ou seja, ver as oportunidades no dia a dia e buscar maneiras diferentes de lidar com elas.
Para estimularmos este mindset, precisamos reconhecer nossos erros e buscar maneiras de melhorá-los, nos desafiar para tornarmos pessoas melhores, e também nos estimular para aprender coisas novas, saindo da zona de conforto e começando a ver a vida de outra maneira.
Cuidado com as frases
“Eu acho que…”
- “E se tentássemos…”
- “De repente, quem sabe…”
- “Gostaria de fazer isso… Mas não sei se será uma boa idéia”
Ninguém é dono da verdade, e o entusiasmo faz parte da comunicação, aumentando a credibilidade das pessoas naquilo que você está falando, portanto, evite-as.