
Do ATUAL
MANAUS – Em reunião na Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) nesta terça-feira (25), a Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) apresentou os resultados do segmento em 2024 e discutiu a necessidade de alterações no PPB Processo Produtivo Básico) de produtos como condicionadores de ar e televisores.
De acordo com os dados apresentados pela Eletros, o setor de eletroeletrônico registrou crescimento de 29% em relação a 2023, alcançando produção de 118 milhões de unidades produzidas no PIM (Polo Industrial de Manaus).
Participaram da reunião o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o presidente executivo da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior, e o diretor de Política Industrial da entidade, Thiago Rodrigues.
O presidente executivo, Jorge Júnior, explicou que o crescimento foi impulsionado, principalmente, pela produção de televisores e aparelhos de ar-condicionado, que são fabricados na Zona Franca de Manaus.
Os dados divulgados pela associação indicam que a produção de ar-condicionado no Brasil atingiu 5,9 milhões de unidades em 2024, um crescimento de 38% em relação ao ano anterior. A alta demanda foi impulsionada pelas temperaturas elevadas registradas no País.
Jorge Júnior destacou o papel da Suframa na expansão do setor e na atração de novas empresas para a Zona Franca de Manaus. “O Brasil se consolida como o segundo maior polo produtor de ar-condicionado do mundo, atrás apenas da China. E toda essa produção é feita em Manaus graças ao apoio da Suframa com os pleitos de PPBs e com a chegada de novas indústrias para o segmento”, afirmou.
Outro destaque foi o desempenho do mercado de televisores. Em 2024, foram produzidas e comercializadas 13,5 milhões de unidades, com aumento de 22% na produção e recorde histórico na comercialização para o setor.
Além disso, a linha branca, que inclui produtos como fogões, geladeiras e lavadoras, apresentou um crescimento de 17% (15,6 milhões de unidades), enquanto o segmento de portáteis, como ventiladores e liquidificadores, teve um aumento de 33% (80,8 milhões de unidades).
Durante a reunião, também foi discutida a necessidade de ajustes no PPB para determinados produtos, incluindo televisores e aparelhos de ar-condicionado. A Eletros informou que pretende pleitear mudanças para garantir maior competitividade e atender à crescente demanda do mercado.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, comentou os resultados do segmento eletroeletrônico. “Esse ano histórico do setor eletroeletrônico demonstra a importância da articulação e do trabalho conjunto em prol do fortalecimento da Zona Franca de Manaus, que faz parte na nossa indústria nacional. Os próximos passos são continuar nos ajustes necessários para que 2025 seja tão produtivo quanto o ano anterior”, afirmou.