
Da Redação
MANAUS – A SES-AM afirmou nesta sexta-feira, 22, que 38 cidades do Amazonas já receberam concentradores de ar, oriundos de uma aquisição do Governo do Amazonas e doações do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Recife. As demais cidades receberão o equipamento nos próximos dias.
Os concentradores de oxigênio são equipamentos que armazenam e filtram as moléculas de oxigênio em seu interior. Ou seja, todo o processo é realizado no interior da máquina. O ar é retirado do ambiente, purificado, concentrado e enviado ao paciente através de cânulas ou máscaras.
Somente nesta sexta-feira, foram encaminhados para 11 municípios os equipamentos, sendo Jutaí (4 concentradores), Santo Antônio do Içá (4 concentradores), Itamarati (5 concentradores), Japurá (4 concentradores), Pauini (5 concentradores), Anamã (4 concentradores), Beruri (4 concentradores), Novo Airão (4 concentradores), São Gabriel da Cachoeira (5 concentradores), Apuí (4 concentradores) e Urucurituba (4 concentradores).
No total, 200 concentradores serão destinados para 49 municípios do Estado. O secretário executivo de Assistência do Interior (Seai), Cássio Espírito Santo, explica que os equipamentos estão sendo entregues aos municípios cujo acesso é mais difícil.
“A entrega está dividida entre os municípios de menor porte, porque existe uma maior dificuldade logística e de acesso para que os cilindros cheguem e, principalmente, para que eles tenham a logística reversa para a capital”, diz o titular da Seai.
Envio de equipamentos
Mais quatro gasômetros para avaliar os parâmetros ventilatórios de pacientes de Covid-19 estão sendo encaminhados aos municípios de Eirunepé, Iranduba, Humaitá e Tabatinga. Em 2020, o Governo do Amazonas enviou outros quatro gasômetros para os municípios de Tefé, Lábrea, Manacapuru e Itacoatiara.
Doações
Ministério da Saúde e as empresas JBS e Banco BTG Pactual doaram 493 balas de oxigênio de 10m³ ao Amazonas. A carga chegou a Manaus vinda de São Paulo nessa quinta-feira, 21.
Nesta remessa, o Estado recebeu 233 cilindros doados pelo Ministério da Saúde, 200 pela JBS e 60 pelo BTG Pactual. Todo o material será encaminhado para abastecer os municípios do interior do Estado e após envio, a distribuição ficará sob responsabilidade dos respectivos secretários municipais de Saúde.
Empresas e pessoas físicas, de Manaus ou de outros estados do Brasil, interessadas em doar oxigênio para o Estado, podem obter informações junto aos seguintes contatos: (92) 99220-2712, (92) 99455-2001, (92) 99182-8974. A partir de então, servidores da Casa Civil irão atuar na articulação de recebimento e entrega desses donativos para os hospitais da rede pública estadual.
Para doações de outros materiais, os interessados podem articular a entrega por meio do telefone (92) 98233-4555 ou diretamente na Cema (Central de Medicamentos do Amazonas), localizada na avenida Duque de Caxias, 1.998, bairro Praça 14.
Podem ser doados à Cema: medicamentos, insumos descartáveis e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Para fazer doações, é necessário agendar previamente a entrega dos donativos, por meio dos contatos: (92) 98404-1860, (92) 98126-5746, (92) 9213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br.