Do ATUAL
MANAUS — Servidores da saúde no Governo do Amazonas terão reajuste salarial de 3,69% referente a data-base 2024. O índice foi anunciado pelo governador Wilson Lima nesta terça-feira (30). São 22 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas na saúde.
Além dos trabalhadores da Secretaria de Estado de Saúde, o índice abrange estatutários das fundações de Medicina Tropical, Hospital Adriano Jorge, Centro de Controle de Oncologia do Amazonas, Alfredo da Matta, Hemoam (Hematologia e Hemoterapia do Amazonas) e FVS Fundação de Vigilância em Saúde.
O aumento será pago a partir de setembro. O pagamento retroativo, referente aos meses de maio a agosto deste ano, será de outubro a dezembro.
Conforme a Sead (Secretaria de Estado de Administração e Gestão), o impacto mensal do reajuste no orçamento do Estado será de R$ 3,8 milhões, enquanto o anual é de R$ 51 milhões.
Wilson Lima anunciou mudança no decreto nº 44.221, de 15 de julho de 2021, que normatiza o pagamento do vale-alimentação e será pago para os servidores estaduais que necessitarem de afastamento de suas funções em casos de licença médica, maternidade e licença prêmio.
Servidores da segurança pública, produção rural e da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) também terão reajuste, que foi confirmado na segunda-feira (29).