O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Esporte

Séries A e B terão substituição extra em caso de contusão

13 de abril de 2024 Esporte
Compartilhar
Jogador sentiu contusão na partida contra o Internacional, pelo Brasileirão (Foto: Reprodução)
Arrascaeta, do Flamengo, em jogo em agosto de 2023: substituição por contusão não será considerada neste ano (Foto: Reprodução)
Do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – As Séries A e B do Campeonato Brasileiro adotarão o protocolo da substituição extra por concussão. Caso o médico de uma determinada equipe reconheça sintomas da lesão no campo em um jogador, o atleta será substituído, e a troca não será contabilizada.

A cada jogo, será permitida apenas uma por time. A medida entrou em vigor neste sábado (13) com o começo do Brasileirão. O início da Série B está marcado para a próxima sexta-feira (19).

Os sinais evidentes de suspeita de concussão para retirar imediatamente do jogo um atleta são perda da consciência, convulsão, marcha instável com a cabeça baixa e olhar vago e ainda no caso de estar deitado no chão sem se mover.

Os sinais de alerta são: visão Dupla, dor de cabeça intensa, vômitos, olhando fixamente, lesão facial visível, além da realização de testes de memória, como: “Qual torneio estamos disputando?”, “Contra que equipe estamos jogando?”, “Em que cidade estamos jogando?”, “Qual é o placar deste jogo?” e “Qual o nome do seu treinador?”. Em caso de respostas incoerentes, o atleta deverá ser conduzido a um hospital.

Antes de cada partida, a equipe de arbitragem entregará ao médico um cartão específico para a substituição por concussão (de cor vermelha), que será mostrado ao árbitro no momento da troca do atleta. Após o apito final, o médico o devolverá, com sua assinatura e o número do jogador, e preencherá um questionário obrigatório, detalhando os sintomas identificados e o tratamento feito com o atleta, como, por exemplo, se foi submetido a uma tomografia computadorizada, se ficou em observação no hospital ou em domicílio/hotel, entre outros.

Um relatório deverá ser enviado, com a evolução do quadro do jogador, o protocolo de retorno aplicado e a data do retorno do jogador para a próxima partida, à Comissão Médica da CBF, que irá verificar se os procedimentos preconizados foram cumpridos.

“É uma vitória para nós. Estamos brigando por isso desde 2015. A adoção aconteceu após a reunião dos três departamentos responsáveis (Diretoria de Competições, Comissão Médica e Comissão de Arbitragem) e teve a aprovação do presidente Ednaldo Acho que estamos dando um passo gigante para mostrar como a CBF preza pela proteção dos atletas”, disse o Dr. Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF (CMCD) ao site da CBF.

A medida será aplicada tendo em vista a regulamentação das mudanças propostas pela International Football Association Board (IFAB), responsável pelas regras do futebol. As Eliminatórias para a Copa do Mundo Masculina 2026 e a Copa do Mundo Feminina 2023 incorporaram a substituição extra por concussão para suas partidas.

A escolha pelas Séries A e B se deu pela presença do VAR em todas as partidas, instrumento necessário para revisão e análise dos comportamentos da equipe médica e de arbitragem. Para as demais competições, deverá ser seguido o protocolo de comunicação à Comissão Médica, com preenchimento do questionário sobre a lesão do jogador. O objetivo é que a substituição extra por concussão seja adotada gradativamente, mediante estudo dessa primeira implementação nas Séries A e B.

Notícias relacionadas

Estádios da Copa terão salas sensoriais para torcedores com necessidades especiais

Três a cada 4 brasileiros aprovam lista de jogadores para a Copa

Millonarios desperdiça pênalti e São Paulo se salva na Sul-Americana

Fluminense ganha fôlego na Libertadores com vitória sobre o Bolívar

Arsenal acaba com jejum de 22 anos e é campeão inglês

Assuntos Brasileirão, cbf, contusão, substituição
Cleber Oliveira 13 de abril de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Esporte

CBF renova com Ancelotti para treinar seleção brasileira até 2030

14 de maio de 2026
Esporte

Vasco derrota o Athletico-PR em São Januário e se recupera no Brasileirão

10 de maio de 2026
Esporte

Corinthians vence o São Paulo em clássico quente com confusão e cinco gols

10 de maio de 2026
Esporte

Palmeiras empata com o Remo no Mangueirão após atraso por chuva

10 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?