Do ATUAL
MANAUS – A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) desafiou a contadora de histórias Nyedja Gennari a fazer uma encenação de estupro no plenário do Senado. “Quero ver ela encenando a filha, a neta, a mãe, a avó, a esposa de um parlamentar sendo estuprada”, disse na tribuna da Casa na terça-feira (18).
Soraya Thronicke reagiu contra a encenação de Nyedja na segunda-feira (17), no Senado, ao simular um aborto, durante debate sobre o procedimento de assistolia fetal.
“Pergunto para vocês: se é a filha de um parlamentar aqui, com 10 anos, com 11 anos, com 18 anos, com 20 anos, que é estuprada, esse parlamentar, diante deum flagrante delito, é obrigado a denunciar. Ele vai fazer o quê? Vai denunciar a filha para 20 anos de cadeia?”, questionou.
A senadora provocou os colegas no plenário. “E se a mulher de um parlamentar for estuprada e engravidar, então este parlamentar vai fazer o quê? Vai levar a termo a gestação. Ele vai acompanhar a gravidez decorrente do estupro na esposa dele e vai dar toda a atenção? No dia em que nascer, ele vai escolher se assume essa criança ou se ele a dará para adoção”.
Thronicke disse que é contra o aborto e lembrou que o Estado autoria o procedimento em três situações: quando a gestação é resultado de estupro, para salvar a vida da mulher e em gravidez de feto anencefálico.
Conforme a senadora, para os homens há a vasectomia, inclusive no SUS, e “ninguém delibera sobre o corpo dos homens”.