MANAUS – A Secretaria Municipal de Comunicação contestou os números apresentados pelo AMAZONAS ATUAL na matéria publicada nesta quinta-feira, 8, sobre os gastos com publicidade, mas o valor apresentado pela pasta não muda o fato de a Prefeitura de Manaus gastar mais do que o Governo do Amazonas com publicidade em 2014.
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De acordo com a secretária Mônica Santaella, de janeiro a dezembro, os gastos totais da secretaria foram de R$ 70.981.072,38 (na matéria foram R$ 73,4 milhões) e com publicidade, R$ 66.289.906,53 (na matéria foram R$ 67,3 milhões). “Não sei de que parte do Afim você obteve estes números, mas vou te dizer os números exatos”, disse a secretária. O Afim é o sistema Administração Financeira Integrada Municipal, utilizado na gestão do Portal da Transparência. Os dados da reportagem foram retirados do item “pagamentos”, que lista todos os pagamentos feitos pelas secretarias e órgãos da administração municipal.
Sobre os pagamentos para a Prefeitura de Manaus, a Semcom informou que são os recolhimentos legais dos tributos (ISS e Imposto de REnda) e o recolhimento do Fundo Municipal de Fomento da Micro e Pequena Empresa (Fumipeq) de 1%, estabelecido em lei.
Semcom também detalhou os pagamentos às agências de publicidade, como está especificado abaixo:
R$ 63.820.632,80 – Publicidade Institucional e de Utilidade Pública (agências Tape, Mene & Portela e Kintaw)
R$ 2.469.273,73 – Publicidade Legal (Digital Publicidade)
Total com publicidade – R$ 66.289.906,53
Desses R$ 66 milhões, segundo a secretária, estão incluídos os pagamentos de serviços de 2014 e também de exercícios anteriores, conforme abaixo:
R$ 55.339.110,96 – Despesas 2014 Publicidade Institucional e de Utilidade Pública
R$ 8.481.521, 84 – Despesas Publicidade Institucional e de Utilidade Pública de exercício anteriores
R$ 2.437.607,23 – Despesas 2014 Publicidade Legal
R$ 31.666,50 – Despesas Publicidade Legal exercícios anteriores
Por fim, a Semcon argumenta que a empresa Casa da Digital, citada na matéria, não é uma agência de publicidade, mas “uma produtora que detém os contrato de produção e documentação de informação das ações municipais – a vídeo-documentação, que é um produto jornalístico, não publicitário, que nada mais é do que a produção do vídeo-release distribuído aos departamentos de jornalismo das emissoras de TV”. Este serviço, segundo a Semcom, recebeu R$ 1.472.000,00 no ano de 2014.
O restante dos pagamentos da Semcom foram direcionados aos serviços de monitoramento de informação jornalística em mídia eletrônica, serviços de manutenção funcional, suprimento de materiais e equipamentos, folha de pessoal e encargos sociais.
O AMAZONAS ATUAL tratou a Casa da Digital como uma empresa de produção de publicidade porque até no ano passado ele produzia vídeos de propaganda da Prefeitura, que podem se encontrados no canal da empresa no YouTube. Abaixo um dos vídeos disponíveis no canal.