Do ATUAL
MANAUS – Aula, material didático e merenda serão disponibilizados em casa para estudantes da rede pública estadual no Amazonas em caso de nova seca dos rios no estado. O método foi adotado em 2023 durante a estiagem prolongada que impossibilitou o acesso de alunos às escolas no interior.
Definidas para a “Operação Estiagem 2024”, as medidas são para manter as atividades escolares sem interrupção do ano letivo. Essa espécie de “plano de contenção” foi definida pelos profissionais de educação na quinta-feira (16) e inclui a entrega de livros e apostilas na casa dos alunos e o acesso digital aos conteúdos educacionais. A Secretaria de Educação enviará o plano para a Defesa Civil.
Os programas “Aula em Casa” e “Merenda Em Casa” serão as principais iniciativas a serem aprimoradas. Em 2023, mais de 7 mil alunos foram impactados pela estiagem.
No ano passado, o “Guia de Estudo” foi o documento orientador do Aula em Casa. Este material será atualizado e disponibilizado digitalmente para download e impressão até o final do mês de julho. As impressões e a distribuição para os estudantes serão feitas pelas escolas de cada município.
A mobilização é para garantir as aulas dos anos iniciais (1º ao 5º ano), finais (6º ao 9º ano) do ensino médio, da educação de jovens e adultos (EJA) e do ensino mediado.
A resolução nº 121, aprovada em outubro de 2023 pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas, regulamentou o regime especial de aulas não presenciais, em caráter excepcional, nas escolas da rede estadual de ensino durante a estiagem.
Para além da estiagem de 2024, a Secretaria de Educação também pretende criar um plano garantir o ensino em eventos climáticos extremos, como as grandes cheias.