Da Redação
MANAUS – O secretário de Educação do Amazonas, Luiz Castro, anunciou que pretende convocar os profissionais de psicologia e assistência social aprovados no concurso de 2014 até maio deste ano. No edital do concurso, foram ofertadas 73 vagas, sendo 36 para psicólogos e 37 para assistentes sociais.
“Nós já temos a autorização do governador Wilson Lima para fazer essa convocação. O número de profissionais ainda é muito pouco comparado ao que nós precisamos, mas vamos nos esforçar e fortalecer o quadro o mais rápido possível”, afirmou. Com a convocação, os municípios do interior receberão a maior parte do efetivo.
O anúncio ocorreu na manhã desta segunda-feira em solenidade de lançamento de campanha contra o bullying nas escolas. Psicólogos e assistentes sociais irão identificar casos de bullying para definir ações de prevenção e combate. As ocorrências serão enviadas a Coordenação Psicossocial da Seduc (Secretaria de Saúde do Amazonas) que fará os diagnósticos e adotará providências. A campanha contra o bullying foi lançada no IEA (Instituto de Educação do Amazonas), no Centro de Manaus.
“Hoje é difícil até identificarmos onde precisamos melhorar nossas ações porque não há, de maneira coordenada, um trabalho que mapeie, que notifique os casos e nos permita enxergar melhor. Há uma boa intenção dos psicólogos e assistentes sociais que atuam nas coordenadorias, mas não há na Seduc-AM uma coordenação”, disse o secretário de Educação Luiz Castro.
A campanha ‘Bullying não é brincadeira – Pratique o respeito nas escolas’ em volve, principalmente, orientação para conscientizar os alunos e professores. Na próxima segunda-feira, 15, haverá um workshop com psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que atuam nas sete coordenadorias de ensino para unificar as ações.