
Do Estadão Conteúdo
SÃO PAULO – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou neste sábado, 21, na rede social X que está “profundamente alarmado” com o uso da força pelos Estados Unidos contra o Irã hoje. “Trata-se de uma escalada perigosa em uma região já em crise – e uma ameaça direta à paz e à segurança internacionais”, escreveu.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, publicou há pouco na rede social X que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e os EUA “agiram com muita força” nesta noite, em referência aos ataques do governo americano a três instalações nucleares do Irã. O primeiro-ministro de Israel disse ainda que ele e o povo de Israel agradecem ao republicano.
Netanyahu afirmou ainda que ele e Trump frequentemente dizem “paz através da força”, no contexto em que “primeiro vem a força, depois vem a paz”.
Em vídeo junto ao post, Netanyahu disse ainda que o “Trump agiu para derrubar o país mais perigoso e suas armas mais perigosas”, sendo um ato que pode levar o mundo a um “futuro de prosperidade e paz”.