Do ATUAL
MANAUS – O Porto Chibatão, o maior terminal portuário privado da América Latina, anunciou que começará a receber, a partir desta quarta-feira (22), navios de carga. O primeiro a atracar em Manaus é o Aristole (Mercosul CMA CGM), programado para às 18h.
“O retorno [das operações portuárias] é fundamental para restabelecer o fluxo logístico da região, mesmo com a capacidade dos navios reduzida em 50%, que se equipara ao mesmo período do ano passado”, informa a direção do porto.
Para quinta-feira (23), estão previstos os atracamentos de navios vindo de São Paulo [Porto de Santos] e de Pernambuco [Porto de Suape]. As embarcações trazem insumos para indústrias do Polo Industrial de Manaus.
Leia mais: Seca ‘encalha’ carretas, gera falta de veículos e alta do frete para Manaus
O retorno dos navios de carga a Manaus ocorreu quase dois meses após a suspensão da navegação para a capital devido à seca dos rios. No dia 12 de outubro a Aliança Navegação e Logística Ltda., uma das maiores empresas de cabotagem do país, havia suspendido as viagens para Manaus.
Ainda em outubro, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) começou a dragar trechos dos rios Madeira e Solimões para permitir a passagem dos navios.
Até a segunda-feira, mercadorias para o Polo Industrial de Manaus foram trazidas de balsa vindas do Pará.
Confira a nota do Porto Chibatão.