O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Esporte

Ricardo Teixeira é suspeito de distribuir dinheiro do Catar para sediar Copa

26 de novembro de 2017 Esporte
Compartilhar
O voto de Ricardo Teixeira, presidente da CBF à época, foi influenciado pelo governo brasileiro, afirma jornal britânico (Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)
Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, é implicado novamente em caso de compra de voto envolvendo a Copa (Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)

Do Estadão Conteúdo

RIO DE JANEIRO – Ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, é suspeito de ter sido o intermediário no pagamento e distribuição de dinheiro do Catar para outros dirigentes da Fifa que também votaram, em 2010, para levar a Copa do Mundo ao país do golfo.

Isso é o que revela o site francês Mediapart, a partir de documentos de ex-funcionários de um banco de Mônaco e depoimentos. Segundo a publicação, o FBI emitiu um mandado de prisão internacional contra Teixeira e a Justiça brasileira estaria investigando o caso e o papel do brasileiro na transferência de recursos a partir de Mônaco.

Os ex-executivos que entregaram a documentação acabaram sendo demitidos em 2013 e denunciaram a situação do Banque Pasche às autoridades. Um dos exemplos do comportamento suspeito do banco teria sido sua relação com Teixeira.

Segundo esses ex-funcionários, Teixeira teria ordenado que três depósitos fossem realizados em 2013 a pessoas físicas. Um deles era destinado a ‘Leoz’. O segundo seria ‘Warner Brothers’ e o terceiro ‘Mohamed’. A suspeita é de que ‘Leoz’ seja Nicolas Leóz ex-presidente da Conmebol e que foi indiciado nos EUA por corrupção. ‘Warner Brothers’ seria uma referência a Jack Warner, ex-vice-presidente da Fifa e também indiciado nos EUA por corrupção. Ambos teriam votado em 2010 pelo Catar.

Já o terceiro pagamento, intitulado “Mohamed”, poderia se referir a Mohamed Bin Hammam, homem forte do Catar na Fifa e que também foi expulso da entidade por corrupção ao tentar comprar votos para a eleição presidencial de 2011.

Em outubro de 2017, a reportagem do Estado revelou com exclusividade que a Justiça francesa havia identificado uma conta em nome do brasileiro no valor de US$ 22 milhões no mesmo banco em Mônaco. A suspeita é de que o dinheiro que fora depositado nela vinha de sua relação com um fundo do Catar, o mesmo que pagou por um amistoso da seleção brasileira e que também é responsável por erguer obras para a Copa de 2022 no país do golfo.

O dinheiro entrou na conta em janeiro de 2011, vindo do grupo do Catar Ghanim bin Saad Al Saad & Sons Group (CSSG). No dia 17 de novembro de 2010, esse mesmo grupo promoveria o amistoso entre Brasil e Argentina. Em dezembro, o Catar ganhou a eleição na Fifa.

Agora, a suspeita é de que os 22 milhões teriam sido usados não apenas para comprar o voto de Teixeira. Mas também dos demais cartolas. No início de 2013, diversas transferências seriam realizadas a partir da conta. Várias delas, por exemplo, ocorreram no mesmo dia para as pessoas físicas apenas denominadas como ‘Warner Bros’, ‘Mohammed’ e ‘Leoz’.

Teixeira não se pronunciou quando a reportagem o procurou em outubro. Na sexta-feira, seus advogados indicaram que a conta no Pasche foi declarada às autoridades fiscais. O banco não respondeu a e-mails e telefonemas da reportagem solicitando um comentário sobre o caso.

Ao site francês, o Crédit mutuel-CIC, que controla o banco Pasche, afirmou que não tinha conhecimento de uma conta aberta por Teixeira.

Numa reunião gravada por ex-funcionários do próprio banco, Teixeira é citado como um exemplo de um cliente que “nenhum outro banco em Mônaco” o aceitaria. No áudio, é possível ouvir o diretor do Pasche, Jurge Schmid, indicar que sabia que ele havia recebido dinheiro “em troca de favores”. Mas Schmid insistia que no Brasil, a entidade que Teixeira comandara era “privada”.

Os ex-funcionários ainda contam que Teixeira com frequência fazia as visitas acompanhado por um outro brasileiro: João Havelange, ex-presidente da Fifa e que chegou a ser seu sogro. “Teixeira chegava regularmente com João Havelange a Monaco, ao palácio Le Metropole”, conta Celine Martinelli, ex-administradora da conta do brasileiro. “Os dois vinham ao banco acompanhados por um funcionário da sucursal de São Paulo”, disse. As viagens eram bancadas pela instituição financeira. Em Mônaco, o banco é suspeito de lavagem de dinheiro.

Notícias relacionadas

Vasco derrota o Athletico-PR em São Januário e se recupera no Brasileirão

Corinthians vence o São Paulo em clássico quente com confusão e cinco gols

Palmeiras empata com o Remo no Mangueirão após atraso por chuva

Flamengo vence o Grêmio fora e encosta no Palmeiras antes de duelo direto

Amazonas FC recebe o Figueirense em confronto válido pela Série C

Assuntos Catar, cbf, copa do mundo, Fifa, Ricardo Teixeira
Cleber Oliveira 26 de novembro de 2017
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença (Foto: Altemar Alcântara/Semcom)
Saúde

Ministério da Saúde lança vacinação para quem vai à Copa do Mundo

30 de abril de 2026
Donald Trump recebe Prêmio da Paz entreghue pelo presidente da Fifa: Noruega contesta premiação (Imagem: Globoplay/YouTube/Reprodução)
Esporte

Noruega pede fim do ‘Prêmio da Paz’ dado pela Fifa a Donald Trump

29 de abril de 2026
Esporte

Jogadores que taparem a boca em atos discriminatórios serão expulsos

28 de abril de 2026
Esporte

Éder Militão será submetido a cirurgia e está fora da Copa do Mundo

28 de abril de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?