Do ATUAL
MANAUS – A Secretaria de Cultura do Amazonas e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) assinaram convênio para elaborar projetos de restauração de parte do Teatro Amazonas e reforma do prédio onde funciona a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus.
No teatro serão restauradas a cobertura e a cúpula, inclusive de estruturas metálicas e demais elementos de drenagem; elementos arquitetônicos das fachadas; o Pano de Boca, Plafon da Plateia e forro do Salão Nobre, que apresentam pinturas artísticas; além de iluminação das fachadas.
Desativada no dia 12 de maio de 2017, a penitenciária será totalmente reformada para ser transformada em centro cultural.
“A partir dos projetos, vamos buscar apoio, não só do governo federal, mas também da iniciativa privada, para que nós possamos fazer a execução dos serviços”, explicou.
O governo federal repassará R$ 1,35 milhão ao Governo do Amazonas para elaboração dos projetos. “É um trabalho minucioso, que vai não só mapear as necessidades específicas, mas também fazer o levantamento de preços dos serviços. Geralmente, as obras de restauro requerem mão-de-obra especializada e isso precisa estar listado nos projetos que serão feitos”, explicou a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro.
O Teatro Amazonas é tombado como patrimônio histórico pelo Iphan, desde 1966.