Da Redação
MANAUS – A rematrícula automática na rede municipal e estadual de ensino começa nesta segunda-feira, 28. Segundo a Semed (Secretaria Municipal de Educação), todos os estudantes matriculados no ano letivo de 2020 têm vaga garantida nas escolas em que estudavam. Não será necessária a presença de pais e responsáveis nas unidades de ensino para a efetivação do processo.
Nos casos em que as escolas não apresentem continuidade de ensino, os estudantes serão encaminhados automaticamente a outras unidades. “Os estudantes serão reordenados para outras escolas para que possam dar continuidade aos seus estudos em 2021. Esse processo também é automático, só sendo necessária a presença dos pais para confirmar a vaga em período ainda a ser divulgado”, disse Darlene Liberato, gerente de Matrículas da Semed.
Para novos alunos, já é possível fazer o cadastro para reserva de vaga no site https://matriculas.am.gov.br/. O calendário de matrículas será divulgado na primeira semana de janeiro.
Na rede estadual, a Secretaria de Educação está seguindo a resolução nº 2/2020, do CNE (Conselho Nacional de Educação), aprovada pelo MEC (Ministério da Educação), garantindo a progressão dos estudantes matriculados em 2020, para as séries subsequentes, com a reformulação dos currículos de 2021.
As diretrizes pedagógicas para o ano letivo 2021 garantirão a revisão dos conteúdos mais relevantes e essenciais da série anterior sem qualquer prejuízo às atividades letivas. Isso significa que os estudantes estão sendo rematriculados na série subsequente, conforme o previsto na resolução.