Da Redação
MANAUS – Refrigerantes, cervejas, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolates em barra ou tabletes, e queijos são os produtos mais furtados nos supermercados, segundo a Abras (Associação Brasileira dos Supermercados).
Esses furtos representam 7,4% das perdas no faturamento do setor. Os furtos externos correspondem a 16% das perdas. Outros fatores são a quebra operacional, 47,9%; erros de inventário, 10,2% e erros administrativos, 9,5%.
Os dados constam em pesquisa da Abras de 2020. O setor supermercadista registrou 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto no ano passado, o que representa um estimado de R$ 7,6 bilhões.
As seções que lideram os índices de perdas (por faturamento bruto) entre os perecíveis são: frutas, legumes e verduras, 5,25%; rotisseria e comidas prontas, 4,32% e padaria e confeitaria, 2,74%. Entre os não perecíveis estão: bazar, 1,77%; têxtil; 1,04% e higiene e perfumaria, 0,82%.
Validade vencida (37,4%) e produto impróprio para venda (29,1%) estão entre os principais fatores que impulsionaram as perdas dos não perecíveis. A resposta dos participantes (42,5%) reforçou que produtos fora da data de validade deixam de ser consumidos, seguido de produtos avariados (29,1%).
Prevenção
Dos entrevistados, 72% possuem área de prevenção de perdas, ante 71% no ano anterior. A falta de justificativa do investimento e o alto custo de manutenção foram citados pelos supermercadistas como principais fatores da falta da área de prevenção de perdas na empresa.
Foram identificados os recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelos empresários para prevenir as perdas nas lojas: coletor de dados para a realização de inventário, monitoramento por câmeras e alarmes de acesso.
Em relação às principais atividades adotadas para a prevenção de perdas, citadas pelos supermercadistas, estão: treinamento para colaboradores, definição das metas de perdas, controles e planos de ações, e processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção.
A Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados foi realizada com base nas informações de 228 redes de supermercados, que somam 3.576 lojas no país. O faturamento bruto dessas empresas somou R$ 49,9 bilhões em 2020.
Veja o estudo na íntegra.