O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Variedades

Rafa Brites revela assédio e conta o que fez para se livrar de agressões

5 de fevereiro de 2026 Variedades
Compartilhar
Rafa Brites desabafou sobre situações de assédio que viveu desde a adolescência (Imagem: Reprodução/@rafabrites/Instagram)
Do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – A apresentadora Rafaella Sanchotene Brites, conhecida como Rafa Brites, usou as redes sociais para relatar situações de assédio, abuso de poder e violência que afirma ter vivido desde a adolescência.

Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, a apresentadora contou episódios ocorridos em festas, boates e encontros e afirmou que, em diferentes momentos, homens tentaram impor comportamentos, consumo de bebidas e drogas e até restringir sua liberdade.

No relato, Rafa disse que algumas dessas situações só não tiveram consequências mais graves porque ela recebeu orientação familiar e desenvolveu, desde cedo, uma estrutura emocional que a ajudou a reagir.

A comunicadora também fez um alerta sobre como o poder financeiro pode ser usado como ferramenta de intimidação e silenciamento, contribuindo para que crimes permaneçam impunes.

Droga na boca

Entre os episódios citados, Rafa afirmou que tinha entre 14 e 15 anos quando um homem colocou uma droga em sua boca durante uma confraternização na praia.

“Quando eu tinha 14 para 15 anos, eu estava no final de tarde na praia, dançando, era tipo uma festinha assim, estava com as minhas amigas, chegou um cara de uma família de Curitiba muito rica, bilionária, milionária, sei lá, e falou abre a boca e me colocou um êxtase dentro da boca e eu peguei, muito esperta que sou e sempre fui, orientada pelos meus pais, pelas minhas irmãs, a nunca aceitar nada, eu tirei da boca e joguei no chão”, relatou.

Ela contou que foi ofendida após se recusar a consumir a substância. “E ele fez um escândalo, falou: ‘sabe quanto custa isso?’, me chamou de vagabunda na época, e eu pisei e falei ‘você devia ter vergonha de dar isso, dar droga para uma menina da minha idade’. Falei ‘se você quiser, lambe do chão’”, disse.

Convite para viajar sem o namorado

Rafa também relembrou uma situação ocorrida anos depois, quando tinha 21 ou 22 anos. Segundo ela, estava em um jantar com um ex-namorado quando um homem passou a insistir para que ela viajasse com ele para a praia.

“Anos depois, só falando algumas passagens, eu estava num jantar com meu ex, tinha uns 21, 22 anos, e senta um outro cara de uma família de São Paulo, bilionária, e começou a me chamar para ir para a praia, ‘vamos para a praia, não sei o que, no meu avião e tal’. Eu achei que era junto com meu ex, afinal de contas eram amigos”, afirmou.

A apresentadora disse que a proposta, no entanto, era para que ela fosse sozinha. “Não, não é ele, é só você, não precisa falar e você vem com a gente”, contou. Rafa também relatou que ouviu do homem que “um monte de mulher” estaria no avião e que, após comentar o episódio com o ex, os dois nunca mais tiveram contato com a pessoa.

‘Disquei 190’

No texto publicado junto com o vídeo, Rafa citou outro caso, ocorrido em uma boate. Segundo ela, um homem queria que ela consumisse bebidas do camarote dele, mas ela se recusou e tentou pagar o que havia consumido.

Ao tentar sair, Rafa afirmou que descobriu que o homem era sócio do local e teria bloqueado sua comanda. Ela relatou que ele disse que não permitiria que ela fosse embora caso não aceitasse sair com ele em um carro que já estaria na porta. “Eu peguei meu celular e disquei 190, ele achou que eu estava blefando, até ouvir o policial no outro lado da linha”, relatou.

A comunicadora disse que tem outras histórias semelhantes e destacou que, embora algumas tenham terminado sem consequências mais graves, poderiam ter tido desfechos traumáticos.

Crítica à impunidade

No desabafo, Rafa afirmou que, mesmo quando reagia, as respostas dos homens envolvidos costumavam ser sarcásticas ou acompanhadas de ameaças veladas. Para ela, isso reflete uma cultura que normaliza a violência e trata a recusa feminina como provocação.

A apresentadora também comentou que crimes desse tipo foram abafados por anos pela falta de canais de denúncia e de visibilidade. Segundo ela, o avanço da internet e das redes sociais ajudou relatos a ganharem espaço, embora o ambiente digital também seja hostil.

Rafa afirmou ainda que mulheres, crianças e adolescentes não podem ser responsabilizados por situações de abuso e lembrou que nem todos têm estrutura emocional ou apoio familiar para reagir. Para ela, é necessário questionar a forma como poder e riqueza são vistos socialmente e cobrar rigor da Justiça quando há envolvimento de homens influentes. “Não podemos ficar caladas, não podemos nos distrair. O poder financeiro não pode ser eternamente acima do bem e do mal”, escreveu.

Notícias relacionadas

Martinho da Vila inicia última grande turnê ao lado de Mart’nália

Galvão Bueno é submetido a cirurgia para tratar hérnia de disco

Ator Tom Hardy é demitido da série ‘Terra da Máfia’

‘Demolida’ por críticas do público, Casa do Patrão terá mudanças

‘Eu tô livre agora’, diz Christina Rocha sobre saída do SBT

Assuntos assédio, Rafa Brites
Cleber Oliveira 5 de fevereiro de 2026
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

cnj
Dia a Dia

Sem trabalhar desde 2023, desembargador ganhou R$ 300 mil em 3 meses

4 de março de 2026
Janja foi convidada para desfilar no carnaval do Rio (Foto: José Cruz/ABr)
Política

Janja diz ter sido assediada duas vezes em lugares que considerava seguros

4 de março de 2026
Rayne Luiza anunciou fim do casamento após assédio do marido no BBB 26 (Foto: Instagram/Reprodução)
Variedades

Esposa de Pedro anuncia fim do casamento após assédio no BBB 26

20 de janeiro de 2026
Emmanuel Macron com a esposa Brigitte: provas de que ela nasceu mulher (Foto: Instagram/Reprodução)
Dia a Dia

Justiça condena 10 pessoas por assédio sexista contra Brigitte Macron

5 de janeiro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?