Por Alessandra Taveira, da Redação
MANAUS – Acidentes de trânsito com mortes ocorridos no fim de semana foram determinantes para a reinstalação de radares de controle de velocidade em Manaus, anunciou David Almeida (Avante) em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (31). De acordo com o Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito), a capital concentra 70% dos casos de acidentes com mortes no trânsito.
No primeiro semestre deste ano, foram 141 acidentes de trânsito com feridos. Em 2020, no mesmo período, foram 22 a menos. O aumento é de 18,5%. “Temos um dos maiores transtornos sociais com o tempo que se gasta no trânsito de Manaus”, disse Almeida.
O prefeito disse que já autorizou licitação para contratação de “projeto básico” para instalação dos equipamentos ainda este ano. “Vai dar segurança, coibir a alta velocidade e preservar a vida das pessoas”, justificou.
David Almeida anunciou ainda investimento em tecnologias para o trabalho dos agentes de trânsito. Há a pretensão de comprar drones “para que nossos agentes estejam tecnologicamente abastecidos e o nosso sistema de sinal e de semáforo, inteligente”.
“Estou trabalhando com R$ 1,4 bilhão menor que o (orçamento) do ano passado. Para o ano que vem, meu orçamento é de R$ 6,9 bilhões, vou aumentar praticamente R$ 1,5 bilhão”, disse. “Aí vocês vão começar a ver a gestão David Almeida”, afirmou.
A prefeitura anunciou a “recomposição”, ou reforma, de 50 terminais de ônibus nos bairros e a implantação de pontos de ônibus com ar-condicionado. A medida surge após reclamações dos usuários e constantes denúncias sobre paradas com estruturas precárias.
“Manaus, ano que vem, ao fim das contratações, vai se transformar em um canteiro de obras”, disse David, prevendo gastos com teto bilionário no orçamento municipal.
Na manhã desta terça-feira (31), o prefeito David Almeida anunciou a aquisição de 30 novos ônibus para o transporte público. Negociados com a empresa alemã Mercedes-Benz, os veículos são intermediários entre o ônibus convencional e o articulado, e podem transportar até 100 passageiros. Almeida vistoriou os ônibus junto com representantes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana.
COMO É MUITO MAL ASSESSORADO, SEM FALAR A FALTA DE CONHECIMENTO NO ASSUNTO. MANAUS NÃO TEM CONTROLE NO TRANSPORTE DE CARGAS, A SINALIZAÇÃO É MUITA PRECÁRIA, UTILIZAM MATERIAL FORA DE CONFORMIDADE (BASE DENATRAN). O PREFEITO CALÇA APERTADA GASTA MILHÕES EM PINTAR ARCOR IRIS NAS CALÇADAS E MUROS DE MANAUS ACHANDO QUE ESTA MUDANDO A CIDADE. NÃO VIMOS NENHUM AGENTE DE TRANSITO NAS RUAS, O SEMAFARO FOI O CAUSADOR DO ACIDENTE (VEJA QUE O SEMAFARO FOI COLOCADO NAQUELE LOCAL PARA ATENDER UM PEDIDO DE UMA EMPRESA), EXITE MUITOS SEMAFAROS E PARADAS DE ONIBUS QUE SÃO COLOCADOS EM AREA PROXIMAS AS CURVAS. COMO TAMBEM HÁ SEMAFAROS MUITOS ANTIGOS INSTALADOS NA CIDADE. ALIAS A CIDADE DE MANAUS TEM OS SEMAFAROS MAIS ULTRAPASSADOS DO BRASIL. AGORA COLOCAR RADARES EM VEZ VERIFICAR O PORQUE DE TANTA INCOMPETENCIA NO MANAUSTRANS ISTO O PREFEITO NÃO FAZ. ESTÁ SENDO PIOR DO QUE O EX-PREFEITO ARTHUR NETO.