SÃO PAULO – Na história recente do futebol, a rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi tem sido uma das mais relevantes no mundo dos esportes. Além disso, os jogos entre o Barcelona e o Real Madrid daquela época continuarão inesquecíveis para milhões de torcedores, fundamentalmente por causa destes dois ícones. Durante muitos anos, aliás, ambos movimentaram as melhores apostas esportivas, algo que ainda continua acontecendo.
Depois da última Copa do Mundo vencida pela Argentina, parece que a ideia de que Messi é o melhor jogador da história do futebol foi aceita pela maioria dos espectadores. Mas na época em que conviveu com Cristiano, este foi o único que lhe fez frente, tanto que o craque português conseguiu conquistar um total de cinco Bolas de Ouro.
E assim segue o debate sobre quem é o melhor, Leo Messi ou Cristiano Ronaldo. Mas nessa questão, os números são incontestáveis. Estes são os dados atualizados dos gols de Messi e Cristiano ao longo das suas carreiras, tanto a nível de clubes como de seleções.
Messi x Cristiano
Messi já disputou 1.079 jogos a nível profissional. Neles, o jogador argentino marcou 849 gols. Além disso, distribuiu um total de 378 assistências. Ou seja: 1.227 gols nasceram diretamente de suas chuteiras.
Quanto a Cristiano Ronaldo, os seus números são melhores do ponto de vista absoluto. Nas 1.248 partidas em seu card, já foram marcados 907 gols, o que o tornou o maior artilheiro de todos os tempos. Embora seja uma conquista estratosférica, nas estatísticas de assistências o português sai pior, já que tem 255, razão pela qual gerou 1.162 gols diretamente.
Estes números podem ser conferidos no aplicativo messivsronaldo.app.
Jogos de clubes
Considerando exclusivamente os jogos de clubes onde os dois craques atuaram, as diferenças tornam-se muito mais estreitas. “La Pulga” conseguiu marcar 737 gols e distribuir 317 assistências. Ou seja, 1.054 são aqueles que foram promovidos diretamente. Tudo isso em um total de 890 confrontos.
Já CR7, depois de um total de 1.030 jogos divididos entre Sporting, Manchester United, Real Madrid, Juventus e Al-Nassr, marcou 773 gols e deu 203 passes que terminaram em gol. Resumindo, 975 pontos gerados. Portanto, Messi, apesar de ter feito menos jogos, participou em cerca de 80 gols a mais que o português.
Seleção Portuguesa e Seleção Argentina
No que diz respeito à contribuição dos dois craques para as suas respectivas Seleções, Cristiano consegue melhores números, embora estes continuem a revelar a similaridade que existe nas estatísticas entre os dois atacantes.
Cristiano, com 216 jogos disputados e 134 gols (0,62 gols por jogo), fez quase 30 jogos a mais pela Seleção de Portugal. Nesse período marcou 22 gols a mais que o ex-jogador do Barça.
Quanto ao capitão da Seleção Argentina, ele soma 189 partidas e 112 gols, o que o deixa com média de 0,59 gols por jogo. Embora ele compense graças às assistências, já que deu um total de 47 (0,25 em média) aos 20 (0,09) do português.
Quem ganhou mais prêmios individuais?
Nenhum outro jogador de futebol na história manteve níveis de elite como os de Messi e Cristiano por um período de tempo tão longo. Seus domínios sobre o cobiçado prêmio Bola de Ouro têm sido implacáveis, com os oito troféus Bola de Ouro de Messi superando a conquista de cinco Bolas de Ouro de Ronaldo.
Em referência aos prêmios principais da UEFA, é Ronaldo quem leva vantagem com quatro honrarias: uma de Jogador de Futebol de Clubes da UEFA do Ano; duas de Melhor Jogador da UEFA na Europa; e uma de Jogador de Futebol Masculino do Ano da UEFA. Já Messi tem três conquistas para a sua galeria: uma de Jogador de Futebol de Clubes da UEFA do Ano; e duas de Melhor Jogador da UEFA na Europa.
Em termos de Chuteiras de Ouro, Messi terminou como artilheiro do campeonato oito vezes, vencendo a Chuteira de Ouro Europeia em seis dessas ocasiões. Ronaldo terminou como artilheiro do campeonato cinco vezes, ganhando 4 Chuteiras de Ouro Europeias no processo.
Cristiano Ronaldo ganhou também o prêmio Puskas de melhor gol (tendo duas nomeações), enquanto Messi até agora não conseguiu ganhar este prêmio, apesar de ter sido nomeado sete vezes.
No entanto, Messi ganhou a Bola de Ouro, atribuída ao melhor jogador do Mundial, em duas ocasiões – uma em 2014, quando levou a sua equipa à final, e novamente em 2022, onde triunfou. Ele também foi eleito o Melhor Jogador da Copa América em duas ocasiões.
Mas deixando números e estatísticas à parte, a verdade é que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são dois dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos. Surpreendentemente, suas carreiras coincidiram em grande parte, com ambos os craques dominando a cena dos gramados há mais de uma década.