
Do ATUAL
MANAUS – Comunidades indígenas no Rio Negro devem economizar entre R$ 1,6 e R$ 2 mil por mês, segundo estimativa do Governo do Amazonas, com a substituição de geradores a diesel por placas fotovoltaicas. A mudança para a energia solar ocorre com a doação de kits de painéis pelo governo.
Quatro comunidades indígenas receberam kits nesta sexta-feira (5). A distribuição é pelo programa Brilha Amazonas e 253 kits devem ser entregues este ano, segundo o governador Wilson Lima.
Receberam os kits as comunidades indígenas Cipiá e Tatuyo, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, localizada a 34 quilômetros da área urbana de Manaus; e Diakuru e Tuyuka, da RDS do Tupé, que fica a, aproximadamente, 25 quilômetros da capital amazonense.
Na Tatuyo, dez famílias trabalham com o turismo. “A gente costuma usar gerador, gasta em gasolina, tem muita despesa para vir comprar em Manaus e o valor dele sobe. A gente está desde 2001 trabalhando com turismo. Recebemos grupos de turistas querendo passar a noite ou simplesmente visitar durante a noite e essas placas vão ajudar nisso”, disse o cacique Pinõ Tatuyo.
O Brilha Amazonas foi lançado em fevereiro em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus). Até agora, o governo entregou 52 kits de placas de energia solar destinados para empreendimentos em Presidente Figueiredo (36 kits), São Sebastião do Uatumã (2 kits) e Maués (14 kits).
Pajé tá malhando muito bíceps, alguém precisa passar um treino mais equilibrado pra ele.