
Do ATUAL
MANAUS — A Prefeitura de Manaus lançou nesta quarta-feira (7) os editais dos programas PBI (Bolsa Idiomas) e PBPG (Bolsa Pós-Graduação) para 2025. Serão ofertadas 96.341 vagas para cursos de especialização e ensino de línguas estrangeiras.
De acordo com o prefeito David Almeida, sete instituições participarão da oferta de vagas para pós-graduação, totalizando 60.320 oportunidades. Para o programa de idiomas, 17 instituições oferecerão 36.021 bolsas.
“A nossa pretensão seria ocupar todas essas vagas, mas não são todas ocupadas. Quando você oferta 96 mil oportunidades, aproximadamente de dez a doze [por cento], chegando ao máximo 15% que consegue se encaixar no perfil e nos critérios exigidos pelo programa”, disse o prefeito.
Os programas concedem bolsas de estudos em instituições de ensino particulares de Manaus, que podem ser integrais (100%) ou parciais, com descontos de 75% ou 50% no valor das mensalidades, até final do curso.
O Bolsa Idiomas é destinado a estudantes de baixa renda, a partir de 10 anos, que desejam cursar línguas estrangeiras em nível básico. O Pós-Graduação é direcionado a quem não possui condições financeiras de arcar com cursos de especialização lato sensu em instituições privadas de ensino superior localizadas em Manaus, com aulas presenciais.
As inscrições para o PBPG estarão abertas de 8 a 14 de maio. Para o PBI, o prazo será de 15 a 21 de maio. Os cadastros devem ser feitos exclusivamente pelo site: http://sgbp.manaus.am.gov.br/inscricao.