Do ATUAL
MANAUS — A professora Andrezza Belota Lopes Machado, do curso de Pedagogia da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), foi eleita vice-presidente do ConBraSD (Conselho Brasileiro para Superdotação). O mandato é de 2025 a 2026.
O ConBraSD é uma organização não governamental sem fins lucrativos formada por pessoas físicas e jurídicas, de todos os estados brasileiros, que buscam contribuir com a defesa dos direitos das pessoas com altas habilidades. O Conselho atua no desenvolvimento das capacidades e das necessidades específicas desse público-alvo.
Andrezza Belota é coordenadora das Políticas de Permanência do Comitê Gestor das Políticas de Inclusão das Pessoas com Necessidades Específicas da UEA.
“A presença da UEA no Conselho reflete não somente sua colaboração, mas, também, seu empenho para o desenvolvimento de pesquisa, ensino e ações de extensão alinhadas à luta por direitos humanos, equidade, promoção da qualidade de ensino por meio de uma educação inclusiva que respeite e valorize as diferenças e que atenda às necessidades de todos os estudantes. É preciso reconhecer que cada pessoa é única e, portanto, possui demandas educacionais singulares e que precisam ser contempladas em sua aprendizagem ao longo da vida”, disse a docente.
O projeto de extensão e pesquisa coordenado por Andrezza Belota atendeu 300 pessoas no Amazonas.
A presidente do ConBraSD é Carina Alexandra Rondini (SP); 1ª secretária Vera Lúcia Palmeira Pereira (DF); 2ª secretária Vera Lúcia Messias Fialho Capellini; 1ª tesoureira Michele Cousseau (RS) e 2ª tesoureira Bárbara Amaral Martins.