Do ATUAL
MANAUS – Procurado pela Polícia Federal na Operação Voz do Poder, o prefeito Simão Peixoto, de Borba (a 151 quilômetros de Manaus), se apresentou no final da tarde desta terça-feira (9) à sede da corporação, na zona oeste de Manaus.
Simão Peixoto é investigado por suspeita de manipular testemunhas em processo sobre desvios de recursos públicos para a compra de merenda escolar em 2020, durante a pandemia do Covid-19. Os recursos são federais.
Conforme a PF, Simão Peixoto conduziu uma videoconferência com servidores municipais intimados para prestar esclarecimentos. No encontro virtual, o prefeito oferece assistência jurídica e fretamento de aeronave, custeados pela Prefeitura.
É a segunda vez que o prefeito é preso em apenas um ano. Em 2023, ele foi detido preventivamente em investigação sobre ameaça, desacato, difamação e restrição de direitos políticos contra a vereadora Tatiana Franco dos Santos.
Leia mais: Simão Peixoto é investigado por suspeita do desvio de R$ 29,2 milhões
Para a PF, a ação representa tentativa de influenciar indevidamente as testemunhas e “cria ambiente propício para que os servidores se sintam pressionados a adaptar seus depoimentos aos interesses do investigado, comprometendo potencialmente a integridade e a credibilidade das investigações em curso”.