O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Presidente do TJAM manda retirar de site matéria sobre afastamento de juíza

6 de maio de 2015 Política
Compartilhar
A presidente do TJAM, Maria das Graças Figueiredo,
A presidente do TJAM, Graça Figueiredo,  afirmou que a decisão de publicar o material no site foi da Corregedoria do TJAM (Foto: Raimundo Valentim/TJAM)

MANAUS – A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Maria das Graças Figueiredo, determinou a retirada de matéria jornalística do site do tribunal sobre o afastamento da juíza Rosa Maria Calderaro de Souza, titular da 1ª Vara do Juizado Especial Cível da comarca de Manau. A magistrada responde a um processo administrativo disciplinar sob a acusação de ter se apropriado de R$ 7.848,00 apreendido com traficantes de droga.

De acordo com nota publicada no site do TJAM, Graça Figueiredo considerou um equívoco a publicação da matéria porque o processo está sob sigilo e o julgamento tem “caráter sigiloso”. A matéria, de acordo com a presidente do TJAM, foi produzida pela assessoria de comunicação da Corregedoria Geral de Justiça e publicada no site do tribunal por comando da Corregedoria.

Além de divulgar o material no site, a assessoria do Tribunal de Justiça do Amazonas distribuiu o material para a imprensa e os meios de comunicação eletrônicos, que gerou grande repercussão da decisão tomada pelos magistrados.

Os magistrados são protegidos pela Lei Orgânica da Magistratura e pela Lei de Divisão e Organização Judiciária do Estado do Amazonas, que garante aos investigados o sigilo na tramitação dos processos disciplinares.

A decisão dos desembargadores, nesta terça-feira, 6 afasta a magistrada das funções até que o processo seja julgado em definitivo. Rosa Maria Calderaro fica impedida de utilizar-se de seu local de trabalho e usufruir de outras prerrogativas inerentes ao exercício da função até conclusão do PAD, para o qual será definido um relator, dentre os desembargadores que integram o Pleno do TJAM.

Abaixo a íntegra da nota de esclarecimento da presidente Graça Figueiredo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo vem a público esclarecer diante de notícia publicada no site do TJAM acerca de julgamento ocorrido em sigilo no último dia 5/5/2015, pelo Tribunal Pleno, que não participou da referida sessão, eis que ausente desta cidade desde o dia 4/5/2015, porquanto participa da 1ª Reunião Preparatória para o 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário e da 1ª Reunião da Rede de Priorização do 1º Grau, em Brasília-DF, evento que ocorre até o dia 7/5/2015.

Ademais, também esclarece que não determinou que ocorresse qualquer publicação no site do TJAM sobre a matéria acima referida, sendo certo de que tal notícia foi publicada por comando da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), assinada por sua respectiva assessoria de imprensa, que não é a mesma do TJAM. Por derradeiro, esclarece que não concorda com os termos da divulgação de que ora se trata, porquanto o julgamento ocorreu em caráter sigiloso. Assim, ao ter ciência da matéria, determinou que fosse imediatamente retirada do site do tribunal.

Notícias relacionadas

Validação de norma beneficiará criminosos, afirma autor da Lei da Ficha Limpa

Fausto Júnior retira apoio ao adiamento do fim da escala 6×1 para 2036

Juiz rejeita pedido de David Almeida para condenar Salazar por vídeo nas redes

STF manda Anac bloquear registro do avião de Ciro Nogueira avaliado em R$ 10 milhões

Câmara informa ao STF que ‘aprecia’ pedidos de viagens de Mário Frias ao exterior

Assuntos juíza, publicação, sigilo, trafico de drogas
Valmir Lima 6 de maio de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Amom Mandel
Política

Câmara aprova projeto que derruba sigilo sobre gastos públicos

21 de maio de 2026
Matheus de Souza Soares, de 19 anos, estava ferido e foi resgatado por policiais militares (Foto: WhatsApp/Reprodução)
Polícia

Jovem amarrado e torturado por traficantes é resgatado pela polícia

5 de maio de 2026
Gilmar Mendes
Política

Gilmar anula decisão que quebrou sigilo de empresa ligada a Toffoli

27 de fevereiro de 2026
Juíza Mônica Cataria Perri Siqueira mandou retirar advogados de sessão no tribunal do júri (Foto: TJMT/Divulgação)
Dia a Dia

‘Que se dane a OAB’, diz juíza ao mandar retirar advogados de sessão

25 de dezembro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?