O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
zmanchete

Presidente da Assembleia Legislativa é contra a seleção pública para conselheiros do TCE

29 de agosto de 2015 zmanchete
Compartilhar
Josué Neto: Foto Alberto Cesar Araújo
Para Josué Neto, a escolha dos conselheiros do TCE deve seguir o rito tradicional (Foto: Alberto Cesar Araújo)

MANAUS – O presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), deputado estadual Josué Neto (PSD), informou ao AMAZONAS ATUAL que na sua gestão os deputados permanecem como responsáveis por escolher os conselheiros do TCE-AM (Tribunal de Contas do Estado) junto com o governador do Estado. O parlamentar é filho do presidente do Tribunal de Contas, Josué Filho, que ingressou no TCE por meio de uma indicação política.

A decisão de Josué Neto, responsável por conduzir o processo de escolha de um novo membro do TCE nos próximos dias, contraria a intenção de um grupo de procuradores do MPC-AM (Ministério Público de Contas do Amazonas) que divulgou uma Carta Aberta, na sexta-feira, 28, pedindo aos deputados a instauração de uma seleção pública para a escolha do substituto do conselheiro Raimundo Michiles, que se aposentou esta semana. Eles pediram, também, que o mesmo processo fosse adotado nas próximas escolhas dos membros do Tribunal de Contas.

Questionado sobre o que achava da proposta dos procuradores, Josué Neto não quis opinar e só disse que ia seguir o que “manda a lei”. “Não tenho o que opinar sobre esse pedido (abertura de seleção pública para a escolha de conselheiros do TCE). A lei prevê que a ALE deve escolher uma pessoa que esteja apta para o cargo, então é isso que vamos fazer e pronto”, afirmou.

Na verdade, não existe uma legislação específica sobre a escolha do conselheiro dos tribunais de contas do País, mas uma jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal). No dia 9 de outubro de 2003, o STF publicou a Súmula 653, prevendo que o Governo deve escolhe três conselheiros, enquanto a Assembleia Legislativa indica os outros quatro. A súmula não cita se o conselheiro não pode ser escolhido em seleção pública.

Quem também se mostrou contrário à proposta dos procuradores do MPC foi o vice-presidente da ALE, deputado estadual Belarmino Lins (PMDB). Ele afirmou que o MPC não deve tentar mudar o processo tradicional de escolha dos conselheiros de contas.  “O procuradores não podem interferir na nossa escolha. Isso é uma interna corporis.  São questões que devem ser resolvidas internamente por cada poder”, afirmou Lins, citando um  termo em latim para explicar que a decisão é de responsabilidade dos deputados sem o envolvimento de terceiros.

Imparcialidade

Ligado ao grupo de oposicionistas na ALE, o deputado estadual José Ricardo (PT) afirmou que apoia o pedido dos procuradores de contas de seleção pública dos conselheiros do TCE porque, segundo ele, irá garantir o verdadeiro caráter de fiscalização que a função deve ter.

“Chega de colocar políticos ou ex-secretários como conselheiros do TCE. Eu prefiro que seja uma pessoa concursada e que tenha esse conhecimento, só assim teremos a certeza de que será tudo fiscalizado como deve. A maioria dos conselheiros, 62% são políticos, outros 20% estão respondendo a processo e 17% são parentes de políticos. Então, para que o TCE funcione de verdade, político não deve ser escolhido como conselheiro”, completou José Ricardo.

Mudança

A Carta Aberta que pede a instauração de seleção pública para a escolha dos conselheiros de contas foi assinada por cinco dos dez procuradores do MPC-AM: Ademir Carvalho Pinheiro, Elissandra Monteiro Freire Alvares, Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, Evelyn Freire de Carvalho e Ruy Marcelo Alencar de Mendonça.

Eles pediam, ainda, que o processo de escolha do novo conselheiro seja feito de forma republicana, garantindo o acesso de qualquer cidadão com as qualificações necessárias. Os procuradores citam como exemplo a campanha “Conselheiro Cidadão”, que já foi feita com sucesso em vários Estados.

O Tribunal de Contas é o órgão destinado ao controle das despesas públicas e atos da administração que tenham efeitos econômicos como licitações, concursos públicos e até questões ambientais. A instituição é composta por sete conselheiros. Os conselheiros de contas são agentes políticos, têm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, mandato vitalício e não podem dedicar-se à atividade político-partidária.

Ele é responsável por relatar processos de gestores, que podem influenciar diretamente na inelegibilidade deles através da aplicação da ‘Lei da Ficha Limpa’, deixando-os fora de um pleito eleitoral por até oito anos.

Para ser Conselheiro do TCE é preciso enquadrar-se nas seguintes condições: ter idade entre 35 e 65 anos; idoneidade moral; reputação ilibada, notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros ou de administração pública; e, mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva profissão que exija os conhecimentos mencionados.

*Colaborou Karina Palmeira

Notícias relacionadas

AGU defende no STF que Lei da Dosimetria, que reduz penas de golpistas, é inconstitucional

Regimento do Senado impede análise este ano de nova indicação de Jorge Messias para o STF

Lula pretende manter indicação de Jorge Messias para vaga de ministro do STF

Campanha de Flávio pede ao STF apuração sobre vazamento de conversas com Vorcaro

STF mantém decisão que rejeitou revisão da vida toda do INSS

Assuntos Josué Filho, Josué Neto, MPC, STF
Editor Master 29 de agosto de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Golpistas em ataque às sedes dos Três Poderes no dia 8/1/2023: réu é absolvido (Foto: Joedson Alves/ABr)
Política

AGU defende no STF que Lei da Dosimetria, que reduz penas de golpistas, é inconstitucional

19 de maio de 2026
Jorge Messias é sabatinado no Senado que decidirá sobre indicação ao STF (Imagem: TV Senado/Reprodução)
Política

Regimento do Senado impede análise este ano de nova indicação de Jorge Messias para o STF

18 de maio de 2026
Jorge Messias com o presidente Lula: nova indicação para o STF, apesar de rejeição do Senado (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Política

Lula pretende manter indicação de Jorge Messias para vaga de ministro do STF

18 de maio de 2026
Flávio Bolsonaro é investigado por suspeita de recolher parte do salário de seus empregados na Assembleia Legislativa do Rio de 2007 a 2018 (Foto: Agência Senado/Divulgação)
Política

Campanha de Flávio pede ao STF apuração sobre vazamento de conversas com Vorcaro

16 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?