Por Felipe Campinas, da Redação
MANAUS – A Prefeitura de Presidente Figueiredo (a 120 quilômetros de Manaus) informou, nesta segunda-feira (4), que pediu à Polícia Civil do Amazonas para investigar se houve fraudes no pagamento de auxílio emergencial de R$ 200 instituído pela prefeitura neste ano para atender famílias de baixa renda do município em razão da pandemia de Covid-19.
“O objetivo deste inquérito policial é a apuração de possíveis práticas dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa, tendo em vista possíveis fraudes no auxílio emergencial municipal, sancionado por meio de Lei Municipal nº 892/2021, que prevê o pagamento de um valor de R$ 200 mensais, no período de 3 meses”, informou a prefeitura.
De acordo com a prefeitura, o benefício foi pago a 8 mil famílias cadastradas no Bolsa Família, além de produtores da agricultura familiar e da agroecologia que tiveram suas produções interrompidas pela pandemia ou pelas medidas de mitigação de risco e de isolamento. Ambulantes, microempreendedores individuais e autônomos também receberam.
A prefeitura informou que recebeu denúncias de irregularidades e decidiu levar o caso à polícia “Salientamos que esta denúncia ou qualquer outra que seja do conhecimento desta administração será apurada com rigor e seriedade”, informou. A prefeitura prometeu acompanhar o caso e disponibilizar “toda a estrutura do Executivo Municipal”.
O ATUAL tentou contato com a prefeita Patrícia Lopes (MDB), mas não conseguiu ouvi-la.
Leia a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Presidente Figueiredo informa que a prefeita Patrícia Lopes, por meio da Procuradoria Geral do Município, PGM, requereu perante a 37ª Delegacia Interativa de Polícia de Presidente Figueiredo, a abertura e instauração de inquérito policial.
O objetivo deste inquérito policial é a apuração de possíveis práticas dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa, tendo em vista possíveis fraudes no auxílio emergencial municipal, sancionado por meio de Lei Municipal nº 892/2021, que prevê o pagamento de um valor de R$ 200 (duzentos reais) mensais, no período de três meses, criado com o objetivo de minimizar os danos causados pela pandemia de Covid-19, que tanto prejudicou a economia mundial.
Essas denúncias chegaram ao conhecimento da prefeitura, que imediatamente solicitou que a Polícia Civil fosse acionada para que todos os fatos fossem apurados da forma mais rápida e correta possível.
Salientamos que esta denúncia, ou qualquer outra que seja do conhecimento desta administração, será apurada com rigor e seriedade. Iremos acompanhar o desenrolar das investigações, e toda a estrutura do Executivo Municipal está à disposição para ajudar na apuração dos fatos acima relacionados.