O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Prefeitura amplia exigências para pagar o 14º e 15º salários na Educação

26 de fevereiro de 2024 Dia a Dia
Compartilhar
Os professores são para ensino infantil e língua portuguesa (Foto: Cleomir Santos/Semed)
Critérios para habilitação ao programa de incentivo à valorização mudaram (Foto: Cleomir Santos/Semed)
Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL

MANAUS – A Prefeitura Municipal de Manaus regulamentou as condições e obrigações para o pagamento do Programa de Incentivo à Valorização da Educação com o Decreto nº 5.830/2024. O programa inclui o 14º e 15º salários a servidores da educação da rede municipal com melhor desempenho na educação infantil, no ensino fundamental e no EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O 14º salário será pago a profissionais de unidades que atingirem a meta estipulada no decreto. As unidades que superarem as metas estarão aptas a receber, também, o 15º salário. O anexo do decreto apresenta tabela de metas, mas não estabelece os percentuais a serem atingidos por cada exigência.

O ATUAL questionou a Semed (Secretaria Municipal de Educação) sobre a data de pagamento dos salários extras e sobre as metas, que não constam nos anexos do decreto, mas até a publicação da matéria não houve retorno.

O inciso V do artigo 73 da Lei Eleitoral (Lei 9.504/97) proíbe “suprimir ou readaptar vantagens (…) nos três meses que antecedem a eleição”. O primeiro turno da eleição municipal será realizado em 6 de outubro deste ano e, portanto, o prazo legal para pagamento é 6 de julho.

O coordenador jurídico do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus, Lambert Melo, criticou as metas estabelecidas pelo decreto. “São fora da realidade”, diz o dirigente sindical, que também discorda da bonificação, instituída em 2018, pelo então prefeito Artur Virgílio Neto, como elemento de incentivo e valorização da categoria.

“As metas para serem alcançadas são bastante fora da realidade, e os critérios utilizados para atingi-las são perniciosos [danosos ou lesivos]. Alguns dependem apenas da subjetividade do gestor público que está de plantão, na Prefeitura ou na Semed”, disse Lambert. “É um problema grave e brevemente vamos convocar a categoria para discutir o tema”.

Exigências

De acordo com o decreto, profissionais de unidades municipais de ensino da educação infantil, fase creche (Maternal I, II e III) precisam atingir, cumulativamente, nove critérios, dentre os quais cumprir, dentro do prazo, 100% das ações do Plano Estratégico Pedagógico e Ambiental da creche; alcançar 100% de frequência dos professores; e 90% de participação de pais nas reuniões trimestrais.

Os critérios de frequência de professores e presença de pais nas reuniões também são exigidos para servidores que atuam na fase pré-escolar (1º e 2º períodos), além de outros seis itens obrigatórios.

Servidores do ensino fundamental precisam cumprir sete exigências, que vão de alunos alfabetizados, taxas de aprovação e redução de abandono escolar. Dois índices percentuais obrigatórios são alcançar 90% de participação dos estudantes na segunda ADE (Avaliação de Desempenho de Estudante) combinado com 70% de acerto na avaliação.

Para servidores que atuam no EJA, são seis exigências, dentre as quais alcançar 70% de participação de estudantes e as metas mínima de acerto na segunda avaliação.

O decreto anterior que regulamentava o Programa de Incentivo à Valorização era de 2021 e foi substituído pelo 5.830, com maior grau de exigências e obrigações.

Críticas

“Não encaramos essa política de bonificação, 14º e 15º salários, abono de sobras do Fundeb, como valorização do Magistério. Essa política incentiva muito mais a prática de uma concorrência entre as escolas, na busca das metas, em troca de bonificação financeira”, afirma Lambert.

O coordenador sindical diz que nessa corrida por metas, “algumas escolas chegam a ter práticas desonestas para forjar dados que não são atingidos na prática, para receberem essa bonificação e depois para estarem se vangloriando de pertencer a um ranking de escolas premiadas ou que atingiram metas, o que causa uma situação muito desagradável entre a categoria”.

“Essa política é enganadora, faz com que a sociedade acredite que há um incentivo e uma valorização do profissional, mas só quem atua nas escolas sabe que isso não é verdade, que isso ai contrário de ajudar, prejudica”, afirma o dirigente.

Para Lambert, a valorização do profissional do magistério deve se dar “através da elevação do nível salarial, equiparado a outras carreiras de nível superior e que haja o estímulo à permanência na profissão com a melhoria do plano de cargos e carreiras, onde você pode ter um avanço mais rápido, com respeito às progressões funcionais”.

Confira o decreto na íntegra.

Decreto sobre os 14º e 15º salários da Semed 1
Decreto sobre os 14º e 15º salários da Semed 2
Decreto sobre os 14º e 15º salários da Semed 3
Decreto sobre os 14º e 15º salários da Semed 4

Notícias relacionadas

Fraudes ligadas à Copa quase dobram e acendem alerta para 2026

Motociclista fica gravemente ferido em colisão com carro na Autaz Mirim

Mortes maternas no Amazonas estão acima da média nacional, diz FVS

Braga faz nova vistoria às obras de pavimentação no Cacau Pirêra

Familiares interditam rua por morte de jovem após perseguição de PMs

Assuntos Creche, Educação Básica, Educação Infantil, EJA, Ensino Fundamental, manchete, professores, Semed
Redação 26 de fevereiro de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
2 Comments
  • Welton Oda disse:
    26 de fevereiro de 2024 às 15:57

    Os critérios adotados servem para o prefeito economizar o dinheiro do 14o e do 15o salários, porque são feitos para que ninguém atinja.

    Responder
  • Luiza Lima disse:
    6 de março de 2024 às 20:50

    Realmente nos enganaram, no apagar das luzes lançaram esse decreto absurdo para que todo o esforço dos professores que atingiram as metas pré estabelecidas e assinadas pelos gestores de escola foi por água a baixo. Tenho plena convicção que o tanto de trabalho que tivemos o ano passado para o aumento do IDEB em nossa cidade como bonificação e reconhecimento ao nosso trabalho foi nos dá essa rasteira. Somente os gestores de escolas tiveram sua FEM aumentada e nós professores e pedagogos fomos feito de PALHAÇOS.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

maternidade balbina mestrinho
Saúde

Mortes maternas no Amazonas estão acima da média nacional, diz FVS

7 de junho de 2026
Uso do celular por crianças causa ansiedade e desinteresse por estudos, mostra estudo (Imagem ilustrativa gerada por IA Nano Banana 2/Google)
Dia a Dia

Celular causa ansiedade, irritação e falta de interesse nas crianças

6 de junho de 2026
Dia a Dia

Comissão vai monitorar beneficiários do Bolsa Família em Manaus

5 de junho de 2026
Agentes da PF e do Ibama na abordagem a embarcações utilizadas no garimpo ilegal (Foto: Divulgação/PF)
Dia a Dia

Tornar terroristas o PCC e CV põe em risco combate a facções na Amazônia

5 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?