
Do ATUAL
MANAUS – A partir das 10h de quinta-feira (15) até às 14h do dia 21 deste mês a inscrição para o PBI (Programa Bolsa Idiomas), da Prefeitura de Manaus, estará disponível exclusivamente pelo link https://sgbi.manaus.am.gov.br/inscricao. Para 2025, o programa disponibiliza 36.021 bolsas, sendo 34.121 de ampla concorrência e 1,9 mil para PcDs (Pessoas com Deficiência).
Poderão participar estudantes a partir dos 10 anos de idade, cuja renda familiar não exceda a 2,5 salários mínimos – o equivalente a R$ 3.795, com base no valor vigente.
Segundo o edital do PBI, as bolsas são para cursos básicos de sete idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim, em 17 Instituições de Ensino de Língua Estrangeira.
Bolsa Pós-Graduação
No outro programa, o Bolsa Pós-Graduação 2025, o prazo de inscrição termina nesta quarta-feira (14), às 14h.
Para este edital foram ofertadas 60.320 bolsas, das quais 3.125 são exclusivas para pessoas com deficiência. As sete instituições de ensino superior particulares, parceiras do programa, estão disponibilizando 185 cursos de especialização lato sensu, na modalidade de ensino presencial.
O PBPG é destinado a pessoas que, comprovadamente, não tenham condições de custear seus estudos em universidades privadas. A renda per capita familiar dos candidatos não poderá ser superior a 3,5 salários mínimos, o que corresponde a R$ 5.313.