
Do ATUAL
MANAUS — O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou na manhã desta quinta-feira (20) que vai comprar radar meteorológico de alta precisão para prevenir alagações de ruas, deslizamentos de barrancos e desabamentos de casas durante chuvas intensas na capital. Segundo o prefeito, os equipamentos têm capacidade de identificar chuvas com até três horas de antecedência.
David Almeida disse que os equipamentos são caros. “Estamos negociando com uma empresa mexicana, negociando um radar mais moderno, de banda S. É um custo muito alto, mas será um investimento. O quê que este radar vai nos proporcionar? Ele capacidade de medir intensidade de chuvas com mais precisão. Ele vai dizer a quantidade e dar a informação do local onde vai ocorrer a maior incidência de chuvas”, disse.
Segundo o prefeito, o radar custa, em média, de R$ 40 milhões a R$ 50 milhões. “É um pouco mais caro que um viaduto”, mas necessário, pois as duas estações meteorológicos que há em Manaus e recebem os alertas via satélite não têm uma leitura precisa, pois não indica onde e nem quanto vai chover”, alegou.
“Já faz parte do investimento da Prefeitura, isso custa um pouco mais caro que um viaduto, mas é necessário […] Estamos fazendo ações que irão diminuir bastante a incidência desses eventos na cidade de Manaus e, acima de tudo, nós vamos nos antecipar com a tecnologia e a informação” disse o prefeito.
Com a identificação das áreas de maior incidência de chuva será possível se antecipar e retirar moradores de locais de risco.
David Almeida revelou que a prefeitura adquiriu nove estações meteorológicas e a primeira será instalada no prazo de duas semanas na zona oeste de Manaus. “Nós vamos colocar em nove zonas das cidades as estações meteorológicas”, anunciou.
Nesta terça-feira (19), uma mulher morreu e seis pessoas foram soterradas em um deslizamento de terra na Comunidade Alfredo Nascimento, na zona leste de Manaus. O deslizamento ocorreu em área de risco.
Engraçado o Prefeito buscar empresa mexicana sendo que já temos o CENSIPAM aqui. Como ele pode afirmar que as estações meteorológicas não fazem previsão? Usam imagem de satélites em tempo real.
Curso de Meteorologia da UEA deve está se roendo com tanta baboseira dita por ele.