
Do ATUAL
MANAUS — O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta quinta-feira (15) a realização de concurso público para a Semed (Secretaria Municipal de Educação). De acordo com ele, o certame deve oferecer inicialmente mil vagas, além de 500 para cadastro reserva.
O edital está previsto para ser lançado entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, com oportunidades para professores, pedagogos, técnicos administrativos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, arquitetos e outros profissionais da educação.
“Nós estamos dando tempo, por exemplo, para professores, pedagogos, técnicos administrativos [se prepararem para as provas]. Também vamos ter vagas para fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, arquitetos. Tudo isso nós vamos estar fazendo, no que se cabe aos administrativos”, disse o prefeito em entrevista coletiva.
O prefeito afirmou que o processo é necessário para “reforçar a equipe de rede municipal na educação básica”. “Nós estamos trabalhando com esse número. Ele vai nos ajudar bastante. Na verdade, serão 1.500, porque nós vamos ter o cadastro reserva. E, sem dúvida, nós vamos ter uma melhor condição, vamos gerar emprego, gerar renda, dar oportunidade para os professores”, disse.
A organização do concurso ficará a cargo da Semad (Secretaria Municipal de Administração), em conjunto com a Semed, que conduzirão o processo de licitação para contratação da banca responsável. A expectativa é que os novos profissionais comecem a atuar no ano letivo de 2026.
O concurso havera de suprir as vagas da Semed, ajudar na melhoria das demandas escolares e criar emprego e renda. Isso e muito bom.