Da Redação
MANAUS – A partir desta sexta-feira, 20, os prazos para trâmites de recursos de multas de trânsito em Manaus serão ampliados. Já a renovação do cartão gratuidade nos ônibus para pessoas com deficiência terão novos postos de atendimento a partir de segunda-feira, 23. As mudanças são preventivas ao novo coronavírus – Covid-19.
De acordo com o diretor-presidente do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana), Francisco Saldanha Bezerra, a intenção é evitar a aglomeração de pessoas e manter o atendimento.
No setor do IMMU/Trânsito (antigo Manaustrans), na Avenida Urucará, nº 1180, bairro Cachoeirinha, zona sul, o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h.
Recursos de multas de trânsito
Notificação de autuação: os prazos de vencimento para dar entrada nos recursos estão prorrogados até 4/5/2020. Então, quem precisa recorrer das notificações de trânsito no âmbito municipal ou está com prazo de apresentação de condutor vencendo, não precisa vir ao setor de atendimento do IMMU/Trânsito. O proprietário do veículo terá a opção de imprimir a 2ª via com o novo prazo acessando o link: http://grm.prodam.am.gov.br/index.php/multas/consulta_pagamentos
Recursos à Jari
O recorrente terá um novo prazo de 30 dias para recorrer ou pagar a multa. Para obter esse novo prazo, deve imprimir a 2ª via com outra data de vencimento, no link: http://grm.prodam.am.gov.br/index.php/multas/consulta_pagamentos
Credenciais de estacionamento
O IMMU mantém apenas a emissão de novas credenciais para idosos e pessoas com deficiência. As credenciais que estão próximas de perder validade ou com data de validade já vencida podem ser utilizadas pelo portador, sem o risco de autuação pelo agente de trânsito. Porém, no momento da fiscalização, a credencial deverá estar em cima do painel do veículo.
Emissão de 2º via de multa
O munícipe que deseja fazer o pagamento da multa deve ter em mãos o documento do veículo ou o número do auto de infração e acessar o link abaixo, preenchendo os campos solicitados no site:
http://grm.prodam.am.gov.br/index.php/multas/consulta_pagamentos Depois de imprimir o boleto, deve pagar em qualquer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, mesmo que tenha conta corrente em outro banco.
Apresentação de condutor
A apresentação do condutor para assumir a multa deve ser feita no setor de habilitação do Detran-AM. A pessoa que irá reconhecer a autuação e o proprietário do veículo devem primeiro ir a um cartório, fazer o reconhecimento de assinaturas e em seguida se dirigir ao Detran.
Parcelamento de multas
O atendimento para parcelamento das multas de trânsito continua sem alteração, de segunda a sexta, das 8 às 14 horas.
Transporte
O atendimento para renovação do Cartão Gratuidade para pessoa com deficiência está ampliado e passa a ser realizado nos postos do Sinetram, a partir desta segunda-feira, 23/3, das 8 às 17h, nos seguintes locais, sem necessidade de agendamento:
– Posto central do Sinetram – avenida Constantino Nery, nº 476.
– Terminais de Integração 3 (bairro Cidade Nova), 4 (bairro Jorge Teixeira) e 5 (bairro São José), onde já estão localizados os pontos de venda do Sinetram.
Para esclarecer dúvidas sobre o Cartão Gratuidade, o IMMU disponibiliza os telefones – SAC 3654-8979/3653-4289/3632-2784 e whatsapp 98802-3504.
O agendamento para emissão de novo Cartão Gratuidade está suspenso por meio do site transporte.am.gov.br.
– Atendimento ao Transporte Comercial (táxis, mototáxis, escolar, Executivo e Alternativo) – Com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas no setor, o atendimento a esses modais passa a ter número máximo de 30 atendimentos por dia.
A matéria foi bem informativa, mas, os links direcionam o cidadão ao engano, pois, ao entender que vai poder recorrer, ele tem acesso a consultas das supostas infrações;
Acho que deveria ser redigida uma matéria a auxiliar o cidadão ao recurso da contestação para o exercício de seu direito;