
Do ATUAL
MANAUS – A nova ponte sobre o Rio Curuçá, no km 23,1 da BR-319 (Manaus-Porto Velho/RO), no município de Careiro da Várzea (AM), será entregue em setembro deste ano informou Orlando Machado, superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) neste domingo (18). A antiga estrutura desabou em 28 de setembro de 2022, deixando cinco pessoas mortas.
Com 75% das obras concluídas, Machado visitou o local acompanhado do senador Eduardo Braga e afirmou que os trabalhos estão na fase final. Segundo o superintendente, a entrega foi antecipada — inicialmente estava prevista para outubro ou novembro.
“A fase mais desafiadora já passou, que foi exatamente a das fundações. Agora estamos na etapa em que foram colocadas as vigas, que é a parte final. Depois vem a laje, o tabuleiro da ponte […] em seguida, a atrelagem e, por fim, a sinalização, que leva pouco tempo. Aí a gente entrega”, explicou.
Orlando Machado também citou que a outra ponte, sobre o Rio Autaz Mirim — que desabou dez dias após a do Curuçá, em 8 de outubro de 2022 —, será concluída até o fim do ano. O senador Eduardo Braga, no entanto, afirmou que está pressionando para que ambas as estruturas estejam prontas até o início de novembro.
“Nós estamos na fase final desta ponte. Daqui a dois meses, três meses, nós estaremos, portanto, como a gente costuma dizer no jargão da engenharia, ‘passando batom na boneca’ para entregar a ponte bonita para o povo do Amazonas. E, se Deus quiser, no mês de outubro ou novembro nós estaremos entregando a ponte do Autaz Mirim”, declarou o senador em entrevista coletiva.
De acordo com o DNIT, a ponte do Rio Curuçá tem 150 metros de extensão e 13 de largura com faixa de rolamento de 4,6 metros cada uma, além dos acostamentos de 1,5 metro. O investimento federal é de R$ 27,3 milhões. Segundo o DNIT, os serviços foram retomados em dezembro de 2024. O prazo original de entrega era outubro do ano passado.
Atraso
A nova previsão de entrega ocorre três anos após o desabamento. Em 2024, o superintendente Orlando Fanaia disse ao ATUAL que as pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim não seriam concluídas dentro do prazo devido ao atraso da empresa contratada.
As obras foram em caráter emergencial, com contratos firmados após os desabamentos de 2022, totalizando um investimento de R$ 43,8 milhões — sendo R$ 24,8 milhões para a ponte do Curuçá e R$ 18,9 milhões para a do Autaz Mirim. Dados do Portal da Transparência indicavam, em 2024, que o custo da ponte do Curuçá havia subido para R$ 27,7 milhões .
Com os atrasos, a travessia passou a ser feita de forma improvisada por meio de balsas fixas, instaladas desde setembro de 2023. De acordo com o Dnit, o tráfego não foi interrompido graças ao nível mais baixo do rio, o que permitiu reforços com pedras e rachão nas margens para garantir o acesso de veículos.