
Do ATUAL
MANAUS – Oito tripulantes, incluindo uma criança de oito meses, foram resgatadas por policiais militares de um barco pesqueiro próximo à Ilha do Botija, no Rio Solimões, nas imediações da cidade de Coari (distante 370 quilômetros de Manaus), na segunda-feira (13). Eles foram feitos reféns por piratas e estavam presos no porão da embarcação.
Policiais militares da Base Arpão, delegacia flutuante em Coari, receberam denúncia anônima por volta das 10h30 de que um tripulante de barco pesqueiro havia comunicado a seu proprietário em Santarém (PA) que estavam sendo abordados por piratas de rio.
Os policiais militares avistaram a embarcação minutos depois nas proximidades da Comunidade Novo Amazonas. Ao se aproximarem, observaram um bote de alumínio com cinco homens saindo da embarcação.
Os indivíduos resistiram à abordagem, atiraram nos policiais e navegaram em alta velocidade com o bote em direção à margem. Eles abandonarem o bote e fugiram pela mata. Os policiais realizaram uma varredura na área, mas nenhum deles foi encontrado. No bote abandonado os policiais encontraram duas pistolas carregadas de munições.
De volta ao barco pesqueiro, os policiais encontraram cinco homens adultos, duas mulheres adultas e a criança de oito meses. As mulheres, a criança e um homem foram levados à Base Arpão para prestarem depoimento. Eles informaram que os criminosos foram vistos momentos antes de abordarem a embarcação, e logo em seguida atracaram e fizeram todos reféns.
Segundo a polícia, os bandidos procuravam drogas e começaram a revirar o porão do barco que levava cargas de peixe de manejo. O pescado foi retirado do gelo e espalhando sobre o convés.
Segundo a polícia, os tripulantes sofreram tortura e violência psicológica para entregarem as drogas, entretanto, estes levavam apenas pescado. Os bandidos passaram três horas na embarcação antes da chegada da polícia.