Da Redação
MANAUS – Um homem de 34 anos foi preso em uma embarcação que transportava 8,9 toneladas de pescado que foram apreendidas no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) na manhã desta terça-feira, 23.
Segundo informações da polícia, o peixe apreendido havia sido pescado em diferentes localidades do Alto Solimões e tinha como destino a cidade colombiana de Leticia, na fronteira do Brasil. Foram apreendidas 2,1 toneladas de pirarucu e 6,8 toneladas de piracatinga, muito valorizada em Leticia.
De acordo com o tenente Marques Junior, do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F), da SSP-AM, a prisão e apreensão ocorreram durante uma fiscalização de rotina, mas que contou com a experiência do policial militar. “Todos os barcos que chegam e saem do município são fiscalizados. Hoje, encontramos o pescado ilegal em meio a sacos de peixe legalizado. Em algumas sacolas, o nome do peixe era diferente do que encontramos”, explicou.
Apreensões – No último dia 13 de julho, já haviam sido apreendidas 4,5 toneladas de pescado ilegal em Tabatinga, sendo 1 tonelada de pirarucu seco, 1,5 tonelada de pirarucu fresco e 2 toneladas de piracatinga.
Conforme o tenente Marques Junior, do GGI-F, o peixe apreendido na semana passada foi doado para uma comunidade carente em São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus). Já o pescado apreendido nesta terça-feira, 23, deverá ser doado para instituições em Tabatinga.
Nas últimas duas semanas, também foi grande a apreensão de entorpecentes nas ações conjuntas entre PF e SSP-AM. Entre os dias 8 e 14 de julho, foram apreendidos 190,5 quilos de pasta base. Já entre os dias 15 e 21, foram apreendidos 9,2 quilos de cloridrato de cocaína e 8,6 quilos de pasta base de cocaína.