Da Redação
MANAUS – Doze pessoas foram presas pela Polícia Civil em Manaus por desvios de R$ 1,5 milhão em combustível. As detenções ocorreram nesta sexta-feira, 21, pela Operação Petrus para desarticular esquema criminoso de desvios de combustíveis de uma empresa privada.
Segundo o delegado Guilherme Torres, os desvios envolviam funcionários da própria empresa e também de empresas de serviços terceirizados. Os envolvidos utilizavam uma balsa menor, conhecida como ‘jabara’, para bombear parte do combustível armazenado e em seguida entregavam a um receptador.
O lucro da venda do produto, segundo a polícia, era dividido entre os suspeitos que lavavam o dinheiro na compra de veículos em nome de terceiros e aplicavam na construção de balcões. Também foram apreendidos nove veículos adquiridos com o dinheiro do crime e R$ 30 mil em espécie.
Presos
Foram detidos Josué de Azevedo Oliveira, Valdeney Aleluia Soares, Fabio Praiano da Silva, Raimundo Monteiro Maia, Elberson Paula Coutinho, Adelcimar Ribeiro Dias, Yago Bentes de Oliveira, Jefferson de Oliveira, Adilson Ferreira Pereira, Pablo Campos de Oliveira, Jaime Feitosa de Lima, e Jessé Felipe de Magalhães.
Eles serão indiciados por associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro. Segundo o delegado Guilherme Torres, será feito um pedido de conversão dos mandados de prisão temporária para prisão preventiva.