Do ATUAL
MANAUS — Policiais civis do Rio de Janeiro investigam esquema de tráfico de drogas com o uso de ambulâncias. A operação ocorre nesta sexta-feira simultaneamente no Rio, Amazonas, São Paulo, Paraná e Mato Grosso. A ação inclui combate à lavagem de dinheiro.
O principal alvo é Alex Evangelista Mendes Silva, empresário do setor de saúde suspeito de usar ambulâncias da empresa dele para transportar drogas.
“Esse alvo atuava na rota final da droga, ou seja, a droga saía de regiões de fronteiras para o Rio de Janeiro. Ela era distribuída para esse alvo para ele utilizar-se das ambulâncias para evitar fiscalizações e fazer chegar essa droga ao destino final”, disse o delegado Jeferson Ferreira, da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro, do Rio de Janeiro.
Em 2021, uma dessas ambulâncias, que pertence a Alex, foi interceptada na Rodovia Presidente Dutra, na Baixada Fluminense, com meia tonelada de maconha destinada à zona Sul do Rio de Janeiro.
Entre 2020 e 2021, Alex movimentou R$ 8 milhões, quantia incompatível com seu patrimônio e atividade econômica, segundo a polícia carioca. A delegacia também apurou que a rede de empresas e de indivíduos ligados a ele formava um complexo esquema de lavagem de dinheiro, com ramificações em vários estados brasileiros.
Diversas transações suspeitas, envolvendo pessoas com capacidade financeira também incompatível, sugerem o uso de laranjas para mascarar as operações ilícitas.