O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

PF acusa Bolsonaro de descaso e cobra promessas de campanha

6 de julho de 2022 Política
Compartilhar
operacao apachetas
Presidente da Fenapef afirma que a Polícia Federal vivencia grande decepção e indignação (Foto: Divulgação)
Da Redação

MANAUS – A Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) acusa o presidente Jair Bolsonaro (PL) de descaso e afirma que a Polícia Federal é o órgão mais desprestigiado neste governo. Em nota, Marcus Firme dos Reis, presidente da entidade, afirma que a categoria vivencia um momento com sentimentos de grande decepção, abandono e indignação.

Marcus dos Reis lembra que a principal plataforma de campanha de Bolsonaro foi em torno do fortalecimento da segurança pública e combate à corrupção, que em sede de crimes federais, é exercido com protagonismo pela Polícia Federal.

O presidente da Fenapef afirma que a Reforma da Previdência culminou não apenas em uma verdadeira perda salarial para toda a categoria, mas também na retirada de direitos e conquistas históricos, como o que ocorreu com a aposentadoria policial por tempo de serviço, por invalidez e a relativização da pensão por morte.

“Mesmo diante de todo o esforço para conseguir destinar recursos específicos para a necessária e esperada reestruturação das carreiras policiais da União na LDO e na LOA, inexplicavelmente o governo, que em momento algum permitiu a participação das entidades de classe nesse processo, preteriu os servidores da Polícia Federal, lamentavelmente com o ‘argumento’ de que não haveria recurso para que essas reestruturações fossem implementadas, o que é sabidamente uma inverdade”, criticou.

Marcus dos Reis afirma que no caso da carreira policial federal em especial, “que vivencia uma esdrúxula e inconcebível distorção salarial entre os cargos que a integram, esperava-se, como medida de justiça, que a implementação de uma reestruturação fosse capaz de corrigir tal situação”.

De acordo com Marcus dos Reis, a categoria vivencia grande decepção, abandono e indignação pois foram feitas promessas públicas de valorização da segurança pública durante a campanha de 2018 e, mais recentemente, da própria reestruturação das carreiras policiais da União, e nada se concretizou.

O Presidente da República, com esse gesto de descaso, frustra todos os servidores da Polícia Federal, uma das instituições reconhecidamente mais respeitadas do serviço público, fazendo perpetuar históricas distorções salariais internas e desvalorizando a carreira.

“O Presidente da República, com esse gesto de descaso, frustra todos os servidores da Polícia Federal, uma das instituições reconhecidamente mais respeitadas do serviço público, fazendo perpetuar históricas distorções salariais internas e desvalorizando a carreira”, disse.

Confira a nota na íntegra

NOTA DE REPÚDIO
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), legítima representante dos policiais federais, e congregando os 27 sindicatos estaduais, repudia veementemente o descaso com que os servidores do órgão têm sido tratados pelo atual governo.  
É imperioso recordar que a principal plataforma de campanha do Presidente da República foi em torno do fortalecimento da segurança pública e combate à corrupção, combate este que, em sede de crimes federais, é exercido com protagonismo pela Polícia Federal, órgão mais desprestigiado neste governo, a exemplo do que ocorreu com a implementação da Reforma da Previdência, que culminou não apenas com uma verdadeira perda salarial para toda a categoria, mas também na retirada de direitos e conquistas históricos, como o que ocorreu com a aposentadoria policial por tempo de serviço, por invalidez e a relativização da pensão por morte.  
Mesmo diante de todo o esforço para conseguir destinar recursos específicos para a necessária e esperada reestruturação das carreiras policiais da União na LDO e na LOA, inexplicavelmente o governo, que em momento algum permitiu a participação das entidades de classe nesse processo, preteriu os servidores da Polícia Federal, lamentavelmente com o “argumento” de que não haveria recurso para que essas reestruturações fossem implementadas, o que é sabidamente uma inverdade.  
No caso da carreira policial federal em especial, que vivencia uma esdrúxula e inconcebível distorção salarial entre os cargos que a integram, esperava-se, como medida de justiça, que a implementação de uma reestruturação fosse capaz de corrigir tal situação.  
A categoria hoje vivencia um momento cujos sentimentos são de grande decepção, abandono e indignação. Afinal, foram feitas promessas públicas de valorização da Segurança Pública durante a campanha de 2018 e, mais recentemente, da própria reestruturação das carreiras policiais da União e nada se concretizou. O Presidente da República, com esse gesto de descaso, frustra todos os servidores da Polícia Federal, uma das instituições reconhecidamente mais respeitadas do serviço público, fazendo perpetuar históricas distorções salariais internas e desvalorizando a carreira.  
A Fenapef reafirma o seu compromisso e incansável luta pela valorização dos policiais federais, protagonistas no combate à criminalidade; bem como pela melhoria e modernização da Segurança Pública, assegurando aos seus sindicalizados que continuará atuando em todas as frentes políticas possíveis para corrigir essas injustiças.  
Brasília/DF, 05 de julho de 2022.    
Marcus Firme dos Reis
Presidente da Fenapef

Notícias relacionadas

Empresários defendem debate sobre o fim da escala 6×1 para depois das eleições

Partidos ignoram CPI da Pedofilia, criada em agosto de 2025, e não indicam representantes

Pesquisa mostra que Festival de Parintins é fonte de renda extra

TJAM aprova aumento no orçamento e pretende criar 42 vagas para juízes

Transpetro investirá R$ 303,5 milhões para fabricar barcaças em Manaus

Assuntos Bolsonaro, destaque, Fenapef, Polícia Federal, promessas de campanha
Redação 6 de julho de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Economia

Pesquisa mostra que Festival de Parintins é fonte de renda extra

27 de maio de 2026
Dia a Dia

TJAM aprova aumento no orçamento e pretende criar 42 vagas para juízes

27 de maio de 2026
Economia

Transpetro investirá R$ 303,5 milhões para fabricar barcaças em Manaus

27 de maio de 2026
Dia a Dia

Lula diz que Festival de Parintins dá ‘lição de civilidade’ ao Brasil

27 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?