Do ATUAL
MANAUS – A Polícia Civil do Amazonas deflagrou nesta semana a Operação Quelônio, que resultou na apreensão e devolução de 400 quelônios ao seu habitat natural, no rio Juruá.
Entre as espécies resgatadas estão tartarugas, tracajá, catolé e iaçá. A ação ocorreu no município de Juruá (a 674 quilômetros de Manaus).
Segundo o delegado Rafael Bruno, a operação foi iniciada após denúncias sobre a prática ilegal. A polícia visitou oito comunidades ribeirinhas para investigar, e confirmou o crime.
“Apesar das dificuldades de acesso ao rio e à mata, conseguimos localizar vários currais com os animais. Muitos currais continham em média 20 tartarugas, pesando mais de 50 quilos cada”, explicou o delegado.
De acordo com o delegado, não foram encontradas pessoas no local, apenas os animais. Ele informou que nas comunidades havia informantes que alertaram sobre a chegada da polícia, levando os infratores à fuga.
“Foram apreendidas aproximadamente 200 tartarugas e 200 outros tipos de quelônios, incluindo tracajá, catolé e iaçá. Infelizmente, constatamos que muitos animais estavam em estado fraco e alguns já haviam falecido antes de serem devolvidos ao rio”, relatou Bruno Rafael.
Os procedimentos criminais já foram iniciados e a investigação continua para identificar os responsáveis.