
Do ATUAL
MANAUS — O hangar do Governo do Amazonas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, será compartilhado com a Polícia Federal. O espaço receberá cinco aeronaves da PF — dois helicópteros de maior porte, um menor e dois aviões Caravan —, que terá ainda duas salas para escritório. O termo de parceria foi firmado nesta quinta-feira (29).
No local funcionará a Base Amazônia, departamento descentralizado da PF para operações aéreas. Com a nova instalação a Polícia Federal amplia a capacidade de atuação em áreas críticas da região amazônica e fronteiriças, pois terá capacidade para ações rápidas e eficientes de combate ao crime organizado, crimes ambientais e tráfico transnacional. Na tríplice fronteira, Tabatinga é considerada a principal rota de entrada de drogas no estado.
“Antes, as aeronaves tinham que se deslocar de outras regiões do Brasil até o Amazonas para que efetivamente as operações acontecessem. Com essa estrutura, o tempo de resposta será muito mais curto”, disse o governador Wilson Lima. O custo das operações também serão menores.
Segundo a PF, a Base Amazônia será fundamental para operações de patrulhamento aéreo, monitoramento de fronteiras, combate ao desmatamento ilegal e contrabando, além de reforçar a segurança no tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.
Participaram do termo de parceria o diretor da Amazônia e Meio Ambiente da PF, Humberto Freire; o superintendente regional João Paulo Garrido e o governador Wilson Lima.