RIO DE JANEIRO – A Petrobras anunciou uma revisão na política de preços da empresa, nessa quinta-feira, 25. Após avaliação, o Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) decidiu reduzir o preço médio nas refinarias em 5,4% para a gasolina e em 3,5% para o diesel.
O aumento das importações de combustíveis em abril viabilizou a adoção da medida para elevar a competitividade no mercado interno. Conforme princípio da política em vigor, a participação de mercado da empresa é um dos componentes de análise considerado pelo GEMP.
Entre fevereiro e abril, a importação de gasolina saltou de 240 mil metros cúbicos para 419 mil, com previsão de manutenção em torno deste nível em maio. No diesel, a compra no exterior saiu de 564 mil metros cúbicos em fevereiro para 811 mil em abril e previsão de mais de um milhão de metros cúbicos em maio.
Com isso, as refinarias da Petrobras podem chegar a um fator de utilização abaixo do último dado divulgado pela companhia em seus resultados trimestrais, que foi de 77%.
Consumidor
A lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, e por isso as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor.
Isso depende de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores. Se o ajuste for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode reduzir 2,2%, ou cerca de R$ 0,07 por litro, em média, e a gasolina, 2,4% ou R$ 0,09 por litro, em média.
Não vamos esquecer. A luta da FUP é a de todos nós.
DAVIS SENA FILHO, editor do blog Palavra Livre. Urgente.
Cadeia para Pedro Parente! Temer assalta Pré-Sal!
26 de Maio de 2017
“A Lava Jato e a venda da Petrobras e do Pré-Sal se coadunam — incorporam-se. Não são fatos isolados e separados, porque, dentre outros inúmeros atos e ações acontecidos neste País após a deposição de Dilma Rousseff, tais realidades se cruzaram e se misturaram, porque farinha do mesmo saco”. (DSF)
O presidente golpista da Petrobras, Pedro Parente, e o presidente traidor e usurpador, *mi-shell temer, e suas galerinhas fundamentalistas do mercado são uns gênios: transformaram a Petrobras, uma das maiores e mais poderosas empresas estatais do mundo, em um petroleira que não quer ter petróleo. É isto mesmo. Surreal, mas esta é a mórbida e degradante realidade. A Petrobras, estatal de enorme importância estratégica para o Brasil, abre mão de ser uma das controladoras principais do planeta do comércio de compra e venda de gás, óleo e de todos os inúmeros produtos originários do “ouro negro” para ser doada à gringada esperta e malandra, que jamais entregariam suas riquezas, seu patrimônio e seu destino e futuro.
A ser assim, cria-se a convicção de que Pedro Parente é um estúpido de má-fé e deveria ser expulso sumariamente da presidência da Petrobras, a ir diretamente para a cadeia e, consequentemente, ficar privado de sua liberdade, já que ele gosta tanto de vender e privatizar o que é da Nação e do povo brasileiro. Lugar de (mau) Parente é a cadeia! Cadê os “nacionalistas” do MPF, da Justiça e da PF para denunciar a farra de tal irresponsável e traidor? Ah, os meganhas e togados estão muito ocupados, pois a tratar de suas famas e vaidades e cuidar do barquinho e do pedalinho dos netos da dona Marisa Letícia e a acusar escandalosamente e vexatoriamente o Lula de ser dono de triplex e sítio que nunca foram dele, sendo que está mais do que comprovado.
Mais uma vez a lembrar e a ressaltar: antes de tudo e de qualquer coisa o golpista Pedro Parente deveria estar preso, a pesar-lhe diversos crimes, inclusive os de participar de golpe de estado, trair os interesses do Brasil, cometer crimes de lesa-pátria, bem como a Petrobras e todas suas subsidiárias e ações vendidas têm de ser urgentemente devolvidas ao Brasil e seu povo com a ascensão do próximo presidente da República eleitor pelas urnas, de acordo como reza a Constituição de 1988, que está a ser violada, dia após dia, pelos golpistas e usurpadores que tomaram a Presidência da República de assalto por meio de um golpe cucaracha, mas violento, que deixou o Brasil humilhado perante o mundo e mais uma vez na condição de uma reles republiqueta das bananas, que é a cara das “elites” servis e colonizadas deste País.
O lugar de Pedro Parente é a cadeia! Lugar que lhe serve como a serventia da casa do povo brasileiro, que é o Brasil, País que de tempos em tempos se estabiliza democraticamente e economicamente e por períodos curtos, pois as oligarquias brasileiras perdedoras de eleições e totalmente autoritárias e arbitrárias tratam logo de interditar o processo democrático e bagunçar o País, com propósito de controlar o poder político e governamental, bem como se ocupar de tomar conta do Orçamento da União, de forma que garanta ainda mais privilégios e benefícios a uma casta escravocrata e provinciana de ricos e muito ricos.
Segue… no link. É longo e é bom.
https://www.brasil247.com/pt/colunistas/davissena/297979/Urgente-cadeia-para-Pedro-Parente!-Temer-assalta-Pr%C3%A9-Sal!-Moro-solta-mulher-de-Cunha-para-salvar-o-golpe.htm