Da Redação
MANAUS – Pesquisa divulgada pela iMarketing nessa segunda-feira, 15, mantém a disputa acirrada entre o ex-deputado estadual David Almeida (Avante) e o deputado federal José Ricardo (PT) para prefeito de Manaus nas eleições de 2020. Segundo o levantamento, se a eleição fosse hoje eles estaria tecnicamente empatados.
A pesquisa mostra David Almeida com 16,2% dos votos válidos e José Ricardo, 14,5%. O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, aparece em terceiro lugar com 10,5%, e em quarto lugar o deputado federal Marcelo Ramos (PR), com 9,9%.
Rebecca Garcia (PP) aparece em quinto lugar, com 6,8%, e Conceição Sampaio (PSDB) na sexta colocação, com 6,7%. O deputado federal Alberto Neto (PRB) teria 5,8% dos votos válidos, o secretário de Educação do Amazonas, Luiz Castro (Rede), 4,9%; o vereador Chico Preto (PTN), 2,1%; o vereador Marcelo Serafim (PSB), 1,9%; e o Delegado Pablo (PSL), 1,8%.
A pesquisa também mostra o deputado estadual Wilker Barreto (PHS) com 1,4% das intenções de votos, o deputado estadual Felipe Souza (Podemos) com 0,9%, o ex-deputado estadual Eron Bezerra com 0,8% e a deputada estadual Alessandra Campelo com 0,8%.
O levantamento mostra que 10,1% dos eleitores de Manaus não votariam de jeito nenhum nos políticos mencionados e que 4,9% ainda não sabem em quem votar.
A iMarketing fez quatro cenários de segundo turno incluindo o nome de David Almeida e em todos os quatro ele ganharia. Em cenário de segundo turno entre David Almeida e José Ricardo, a pesquisa revela que o candidato do Avante venceria com 56,4% contra 43,6% do candidato petista. Se Almeida disputasse o segundo turno com Marcos Rotta, também venceria com 55,7% contra 44,3%.
Em disputa contra Marcelo Ramos, David Almeida venceria o segundo turno com 59,3% contra 40,7%, segundo a pesquisa. Em simulação indicando o nome de Rebecca Garcia, o ex-presidente da ALE teria 58,5% e a ex-superintendente da Suframa teria 41,5% dos votos válidos.
A pesquisa da iMarketing alcançou foi feita entre os dias 12 e 14 deste mês com 1 mil pessoas. O levantamento tem margem de erro de 3,1% e grau de confiabilidade de 95%.
Veja a pesquisa da iMarketing