O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Parlamentares organizam frente de oposição à política econômica de Dilma

28 de junho de 2015 Política
Compartilhar
Tarso Genro (à esquerda) é um dos críticos da política fiscal comandada por Joaquim Levy (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Tarso Genro (à esquerda) é um dos críticos da política fiscal comandada por Joaquim Levy (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

BRASÍLIA – No momento em que a tensão política se agrava no PT, com críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a petistas e ao governo, políticos de diferentes partidos se organizam em frente de esquerda que pretende reagir à política econômica da presidente Dilma Rousseff, capitaneada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e à “onda conservadora” no parlamento. O grupo também se opõe à aliança com o PMDB, por considerar que o partido deu “guinada à direita”, sob a liderança do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Após reuniões iniciadas em março, líderes como o ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro (PT), o ex-presidente do PSB Roberto Amaral – ambos ex-ministros do governo Lula -, os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e os deputados Alessandro Molon (PT-RJ) e Glauber Braga (PSB-RJ) decidiram redigir carta-manifesto com os principais pontos da agenda que a frente pretende apresentar à sociedade.

Genro é o relator do esboço do documento, que será apresentado em reunião marcada para 6 de julho, no Rio. “Os pontos centrais que pediram para abordar giram em torno, principalmente, da natureza dos ajustes recessivos que estamos sofrendo. O que nos move é colocar propostas de quadros políticos dos distintos partidos – não os partidos como instituições – para serem examinadas pelo conjunto da sociedade, colaborando para a formação de uma futura frente política com um programa de mudanças democráticas, na economia e na política. Não temos a pretensão de sermos o ‘centro’ desta frente, nem que algum dos nossos partidos o seja”, afirmou ele.

Segundo Genro, o grupo não está ligado a Lula, embora integrantes sejam próximos a ele. Lula e Genro deverão se reunir provavelmente em 7 de julho. No início da semana, Lula pregou a “revolução interna” no PT, que “só pensa em cargos” e “perdeu a utopia”. No fim de semana passado, pesquisa do Datafolha mostrou que a popularidade de Dilma só não é pior que a do presidente Fernando Collor de Melo em setembro de 1992, pouco antes do impeachment. O governo dela teve avaliação ruim ou péssima de 65% dos entrevistados.

Na definição de Randolfe Rodrigues, o futuro manifesto será a “resposta de setores progressistas de esquerda à onda conservadora que temos no Brasil e que tem como grande representante o deputado Eduardo Cunha”. Ele defende que, além das críticas ao ajuste, o primeiro documento da frente rejeite a redução da maioridade penal, em discussão na Câmara, e o fim da obrigatoriedade de que a Petrobrás participe com o mínimo de 30% dos consórcios de exploração do petróleo no pré-sal, projeto que tramita no Senado.

“As forças progressistas, ditas democrática populares, têm estado na defensiva. A ideia é organizar ações de caráter político, não eleitoral, com os movimentos sociais, a classe artística, intelectuais, para que sejam ainda mais amplas”, afirmou o senador do PSOL.

Integrante da dissidência do PSB que não apoiou o tucano Aécio Neves no segundo turno da disputa presidencial, após a derrota da Marina Silva, Glauber Braga diz que o grupo “não tem ideia de sustentação de projeto político eleitoral para 2016, 2018 ou 2020”. “A frente não tem influência do ex-presidente Lula ou de qualquer outro presidenciável. A política econômica permeia a discussão, mas nos propomos a pensar a política brasileira, dialogar com os que têm ideias progressistas e o que se quer a partir de agora.”

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

Notícias relacionadas

STF manda Anac bloquear registro do avião de Ciro Nogueira avaliado em R$ 10 milhões

TSE entende que uso de igreja para promover candidaturas é abuso de poder

Câmara aprova projeto que derruba sigilo sobre gastos públicos

Congresso derruba veto de Lula a transferência de recursos para municípios inadimplentes

TCE recua de ampliar poderes, mas propõe recondução ilimitada do presidente

Assuntos ajuste fiscal, Amazonas Atual, Joaquim Levy, Lula, rebeldia, Tarso Genro
Valmir Lima 28 de junho de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Lula Vorcarao e Flávio Bolsonaro
Expressão

Conversas de Lula e de Flávio com Vorcaro são incomparáveis

19 de maio de 2026
Poços da Petrobras na Faixa Equatorial: mais petróleo em alto-mar (Arte: Petrobras/Divulgação)
Economia

Lula defende exploração com responsabilidade na Foz do Amazonas

19 de maio de 2026
A partir deste ano, julho terá campanhas e ações de conscientização sobre a importância da saúde bucal (Foto: Brasil/Divulgação)
Saúde

Campanha ‘Julho Neon’ busca conscientizar sobre saúde bucal

18 de maio de 2026
Dia a Dia

Aliados de Lula visitam local onde será o Porto da Manaus Moderna

17 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?