O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Especial Publicitário

Papel social do Grupo Atem durante secas extremas é destaque no ‘Amazonas Óleo, Gás e Energia 2025’

21 de março de 2025 Especial Publicitário
Compartilhar

Pioneirismo e inovação para enfrentar a vazante recorde e a responsabilidade socioambiental da holding amazonense foram reconhecidos no maior evento do segmento da Região Norte

A estratégia pioneira implementada pelo Grupo Atem durante as vazantes recordes de 2023 e 2024 foi um dos destaques da participação da holding amazonense no “Amazonas, Óleo, Gás & Energia – Expo & Conferência 2025”, que reuniu os principais players do segmento em Manaus nos dias 18, 19 e 20 de março.

A expertise do Grupo sobre o mercado amazônico e o papel social que a Operação Vazante – desenvolvida pela Refinaria de Manaus (Ream), Atem Distribuidora e Navemazônia – cumpriu ao não deixar faltar combustível no mercado, e principalmente,  em 95 usinas termelétricas de sistemas isolados que geram energia para milhões de pessoas em dezenas de cidades na Região Norte durante os períodos de seca foram tema de palestras e motivo de reconhecimento.

“Mobilizamos toda a nossa estrutura, tecnologia, Inteligência e o conhecimento que temos sobre a região para criar as soluções necessárias. Sem combustível, cidades inteiras ficariam no escuro, paralisando comércios, escolas, hospitais e até delegacias. Mais do que um negócio, é um compromisso social do Grupo Atem com a Amazônia, especialmente com o interior, onde nascemos”, disse o diretor de Relações Institucionais do Grupo Atem, Antonio Sampaio, convidado a integrar a mesa de abertura do Congresso, ao lado de lideranças governamentais, institucionais e representantes do setor.

Em palestra para uma plateia formada por profissionais e estudantes do segmento de Óleo, Gás e Energia, o diretor de Relações Institucionais na Navemazônia, Ângelo Maranho, destacou o pioneirismo da operação ship-to-barge implementada em Itacoatiara (AM) – onde, impedidos de passar pelo baixo nível do Rio Amazonas, navios carregados de derivados de petróleo transferiram a carga para balsas, que navegam em águas mais rasas, e conseguiram continuar o trajeto até a Ream, em Manaus. De lá, o combustível seguiu em caminhões e balsas até postos e usinas termelétricas em comunidades e cidades do interior do Amazonas, Rondônia e Acre.

“Não enfrentamos desafio maior em todos esses anos do que essas duas grandes secas. Ter uma cadeia com grande capacidade de verticalização e uma frota diversificada, que nos permitiu atender à necessidade de cada caso, ajudaram muito na Operação Vazante, para que conseguíssemos atender a uma região que é maior que muitos países juntos em meio à maior seca em mais de um século. Foi um desafio e um aprendizado. A cada ano nos aprimoramos”, disse Ângelo, durante o painel “Perspectivas, Oportunidades e Desafios da logística, produção e distribuição de derivados de petróleo no Amazonas”.

Uma manobra ousada, inédita e de altíssima complexidade, que se mostrou tão eficaz que passou a ser replicada por outras empresas da região na seca de 2024 e foi reconhecida como modelo de operação pela Marinha. Em 80 dias, a Operação Vazante 2024 movimentou mais de 500 milhões de litros de combustível na base operacional montada em Itacoatiara, interior do Amazonas.

O protagonismo do Grupo Atem na Operação Vazante foi elogiado pelo professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Coordenador da Comissão de Logística e Sustentabilidade do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Augusto Rocha.

“O que temos na Amazônia não é um problema de distância, é um problema de infraestrutura, agravado por um ambiente de novos desafios por conta das mudanças climáticas. O que o Grupo Atem fez foi improvisar, com maestria, uma solução de infraestrutura de transporte para garantir as operações ao longo da seca. Dá para ver o tamanho do desafio”, disse Augusto.

Estrutura estratégica

Palestrante no painel “Perspectivas e desafios para expansão e aumento da competitividade nas atividades dos segmentos de Óleo, Gás & Energias”, que aconteceu no segundo dia do evento, o diretor de Operações e Suprimentos da Atem Distribuidora, André Luiz Silva, contou que a distribuidora tem ampliado seus investimentos para garantir a segurança energética na Região Norte mesmo diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Um dos principais avanços foi a estruturação de polos alternativos para mitigar os impactos da seca, apontou André. “A Base de Belém, por exemplo, não sofre com a estiagem, pois está sob influência da maré do Oceano Atlântico e da Baía do Guajará. Assim, ela se tornou essencial para o ressuprimento de regiões afetadas pela seca”, explicou.

Tecnologia & Inovação

Os investimentos em tecnologia e inovação também ganharam destaque no evento, por meio da participação do diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Atem, Rafael Gurgel, no painel Tecnologia & Inovação nas empresas de Óleo, Gás e Energia – Perspectivas, Desafios e Lições Aprendidas, que aconteceu na Arena ESG & Inovação, na terça (18).

A apresentação de Rafael chamou a atenção ao mostrar como os investimentos em tecnologia e inovação do Grupo Atem vêm contribuindo para otimizar a gestão e tornar as operações mais eficientes, aumentando a produtividade, reduzindo custos e os impactos ambientais.  Ele destacou a importância de iniciativas que usem a tecnologia para tornar a indústria mais sustentável e o compromisso do Grupo Atem para com a responsabilidade socioambiental.

“Usar a tecnologia e a inovação para tornar as empresas mais sustentáveis é fundamental, especialmente na Amazônia. E ganha ainda mais importância no ano em que a região vai sediar a COP-30. A Atem estar presente mostra que somos uma empresa da Amazônia preocupada com o futuro da nossa região e que busca estar sempre alinhada com a questão socioambiental”, disse Rafael.

Ativamax é apresentada ao segmento

A Ativamax, nova gasolina aditivada da Atem, também teve destaque na Conferência, onde foi oficialmente apresentada para o público do segmento. O combustível de última geração chegou aos postos de Manaus no dia 1º de março e em breve chegará a outras cidades e regiões do país.

A Ativamax foi o destaque do stand do Grupo Atem, um dos 40 expositores presentes na feira. Por meio de uma ativação da Atem Distribuidora, promotoras apresentaram o novo combustível, desenvolvido pela distribuidora amazonense em parceria com a Dorf Ketal, empresa especializada no fornecimento de soluções para a indústria petrolífera global.

Com uma série de componentes específicos, a nova gasolina aditivada da Atem garante mais eficiência e redução de até 11% no consumo, aumento da potência do motor do veículo e redução na emissão de poluentes.

“Esta é a oportunidade perfeita para apresentarmos a Ativamax aos principais players do mercado, pois a Conferência reúne em Manaus empresas da nossa região e também de outras regiões e países que atuam nesse segmento, além de profissionais da área, que poderão conhecer todos os benefícios e diferenciais da Ativamax”, disse André Silva.

Sobre o Grupo Atem

O Grupo Atem, com 30 anos de fundação, é composto por diversas empresas nos setores de combustíveis, logística rodoviária e fluvial, construção naval e refino de petróleo, entre outros. A companhia está presente em 13 estados do Brasil.

Notícias relacionadas

Dicas para encontrar cupons de desconto em smartphones e acessórios

Quando dados viram defesa: Wilson Shibata cria método que está mudando a prática da advocacia criminal

Seca foi mais branda no Norte e Centro-Oeste, registra a ANA

Inmetro cria novas regras para fortalecer a indústria de eletrônicos

Combustível do Bem vai premiar clientes Atem e instituições socioassistenciais com um ano de tanque cheio

Assuntos Atem, energia, Grupo Atem, seca, seca no Amazonas
Valmir Lima 21 de março de 2025
Compartilhe
Facebook Twitter
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

No Porto de Manaus, nível do Rio Negro permanece baixo, apesar das chuvas intensas em Manaus (Foto: Milton Almeida/AM ATUL)
Dia a Dia

Seca foi mais branda no Norte e Centro-Oeste, registra a ANA

29 de abril de 2025
Eletros e Inmetro
Economia

Inmetro cria novas regras para fortalecer a indústria de eletrônicos

23 de abril de 2025
Combustível do bem
Especial Publicitário

Combustível do Bem vai premiar clientes Atem e instituições socioassistenciais com um ano de tanque cheio

23 de abril de 2025
Dia a Dia

Bumbódromo de Parintins e 5 PACs no interior do AM têm energia cortada

27 de março de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?