MANAUS — Diagnosticada com melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele, Ana Paula Pinto, de 42 anos, lançou uma “vaquinha virtual” a fim de arrecadar R$ 25 mil para comprar o medicamento necessário ao tratamento com quimioterapia.
Ana Paula conta que descobriu a doença durante exames no Hospital Alfredo da Mata, em Manaus. Desde então, o quadro se agravou: “A doença voltou e evoluiu para uma metástase de melanoma, localizada entre a pélvis e a coxa, e comprometendo artérias e vasos o que tem causado dores intensas nas pernas e no abdômen”, descreve.
Com a condição de saúde comprometida, a necessidade de começar a quimioterapia tornou-se urgente. O tratamento, que utiliza medicamentos para destruir ou impedir o crescimento de células cancerosas, é essencial para o combate à doença.
“Infelizmente, a medicação necessária não está disponível no SUS. O custo da primeira sessão é de cerca de R$ 25 mil e o tratamento precisará ser feito em uma clínica particular, já que não há previsão de acesso pelo sistema público”, relata Ana Paula.
Ela ainda conta que, por estar em um estágio “crítico”, os medicamentos disponíveis para quimioterapia no SUS (Sistema Único de Saúde) são “agressivos demais” e arriscado tendo em vista o grau de gravidade da doença.
A contribuição é via Pix pela chave: [email protected] ou acessar a vaquinha clicando aqui.