A Mercedes apresentou novidades em seu carro para a disputa da temporada 2022 da Fórmula 1 e, sem dúvidas, a mudança mais polêmica foram os novos sidepods do veículo. O design em questão tem gerado questionamentos e comentários por parte de outras equipes, como a RedBull e Ferrari, esta última mais intensamente.
Os debates começaram na pré-temporada realizada no Bahrein, onde acontecerá a corrida de abertura de 2022. A percepção de parte das equipes que estarão em disputa ao longo do ano é de que a peça está claramente trazendo vantagem aos alemães. Afinal, o design dos sidepods é bastante diferente do que as outras competidoras têm usado.
Reforçando ainda mais o debate, o chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, destacou que a escuderia italiana tentou implementar uma peça bastante parecida em seus veículos em 2018, mas foi vetada pela FIA. Esse, certamente, é um dos principais motivos que têm gerado grande insatisfação na Ferrari.
Segundo Binotto, em entrevista à TV Sky, da Itália, o suporte de retrovisor utilizado pela Mercedes fere as regras da F1. A negativa que houve para a Ferrari em 2018, com o campeonato já em andamento, não se repetiu para os alemães da Mercedes. A decisão de não vetar o equipamento foi o que surpreendeu o chefe de equipe da Ferrari: “A solução é bem surpreendente e interessante, mas algo que não esperávamos e que precisa ser avaliado”, disse Mattia Binotto.
Ele também destacou que, apesar de entender que a novidade da Mercedes não é ilegal diante das regras da FIA, acredita que a disposição da peça vai contra o espírito do regulamento. Seu ponto é como os sidepods afetam o desempenho dos carros nas pistas: “A FIA sempre foi clara ao afirmar que o suporte e a montagem dos retrovisores precisam ter somente função estrutural e com influência aerodinâmica apenas como incidente”, concluiu Mattia.
A equipe Italiana, a propósito, vive um dos piores momentos da sua história. Como destacou em matéria recente a Betway, site de apostas na F1, o último título da Ferrari aconteceu em 2007. Desde então, especialmente nos últimos 10 anos, a escuderia amarga temporadas muito abaixo da expectativa.
Antes da pré-temporada se iniciar, as equipes devem apresentar qualquer modificação e soluções em seus carros à FIA, que faz uma análise com base em suas regras e decide se aprova ou não a novidade. Os sidepods da Mercedes não passaram por nenhum tipo de veto na ocasião, o que reduz muito as chances de qualquer medida por parte da FIA neste momento, às vésperas do início da temporada.
Temporada 2022 bate à porta
Enquanto a temporada não se iniciava, muitos espectadores se contentaram em consumir conteúdo sobre o esporte, como a recém-lançada nova temporada da série Drive To Survive, que foi abordada como uma possibilidade de renovação do público fã da modalidade, em matéria do Betway Insider, portal de notícias da Betway. Agora, o mais importante é que a espera chegou ao fim, uma vez que a prova de abertura de 2022 se aproxima.
No domingo (20), a temporada começa oficialmente com o GP do Bahrein, que acontece a partir das 12h, no horário de Brasília. As transmissões acontecerão na Band e na BandNews FM.