MANAUS – Preocupado com os resultados da BlackBerry em 2013 – as vendas dos novos modelos não param de cair -, o diretor da empresa, John Chen, falou à rede americana de TV CNBC sobre os próximos passos a serem tomados. Segundo ele, a companhia ainda possui força financeira e mantém a paixão pelo desenvolvimento de novas tecnologias.
Chen assumiu o cargo há apenas dois meses e já prepara mudanças. “Não estou focado em quem a BlackBerry costumava ser, mas sim em que ela será hoje e no futuro”, disse. Segundo ele, a equipe da companhia tem trabalhado intensamente em uma nova estratégia que “definitivamente irá recuperar” a empresa.
Embora o novo CEO planeje mudanças, ele informou que investirá em um ponto de sucesso pela empresa na última década: o rumo empresarial. “Não se engane pelo que a concorrência tem dito; ainda somos os responsáveis pelos aparelhos mais seguros. É por esse motivo, inclusive, que diversas lideranças mundiais usam os nossos celulares”, contou.
Questionado sobre as dificuldades que a empresa tem enfrentado, Chen disse não ter medo dos desafios que serão enfrentados. “Esta não é a primeira vez que eu liderei uma empresa de tecnologia para fora de circunstâncias difíceis. Estou aqui para combater esse desafio porque acredito que podemos obter sucesso”.
A empresa enfrentou recentemente problemas com a empresa responsável pela fabricação do novo modelo, Z10. Agora, Chen disse que a parceria com as fábricas Foxconn – a montadora do iPhone, da Apple – será decisiva. “Este novo contrato nos colocará no mesmo nível de eficiência que nos possibilitará competir no mercado”.