O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Negócios

Nova York, o epicentro do varejo

16 de janeiro de 2023 Negócios
Compartilhar
NRF 1
NRF Retail’s Big Show 2023 começou neste domingo e vai até esta terça-feira, em Nova York (Foto: Divulgação)

Por Marcelo Salum*, especial para o ATUAL

NOVA YORK (EUA) – NRF Retail’s Big Show 2023. Finalmente o show começou com cerca de 36 mil participantes, segundo números iniciais, 1,6 mil brasileiros, sendo esta a maior delegação internacional do país na feira, e o IBV (Instituto Brasileiro de Varejo) no seu 5° ano consecutivo participando presencialmente.

O suntuoso Javits Center, abriu suas portas, para o grande encontro de varejo mundial, pós pandemia, haja vista que 2022 a NRF, foi diminuída em todos os aspectos, ainda com o temor da Covid-19.   

O atual presidente do Walmart, John Furner, abriu as portas, traçando um panorama do varejo americano que apresentou crescimento de 7% em 2022, sem perder de vista o momento inflacionário por que passa os Estados Unidos, com reflexos que atinge a economia mundial.

Tendências que mudan o jogo

O primeiro convidado do evento foi o professor doutor James Cash, da Harvard Business Schools, que compartilhou sua história de superação por ser negro e ter sido o primeiro a entrar em uma universidade e se tornar um talento. Ele registrou ainda a oportunidade encontrada no varejo de se tornar membro de conselhos de empresas renomadas.

Cash deixou a seguinte lição: “Se o elevador estiver quebrado, vá pela escada, mas não deixe de ir.” É um incentivando a todos a ter e cumprir seus objetivos, custe o que custar.

Em seguida uma das grandes varejistas americana, a Macy`s, reconhecida por uma loja de departamentos sofisticada, através de seu CEO Jeff Gennette, ressaltou a importância de se valorizar e entender o cliente em sua plenitude.

Os aprendizados de Jeff norteiam as ações para que possamos construir uma jornada do cliente, fluida e reconhecida por ter facilidades em seus momentos de compra. Ele aponta como necessário a empresa ter o artigo desejado pelo cliente. Para isso é necessário que se faça a coleta de dados e hábitos do cliente.

Um dos pontos altos da conversa com Jeff foi a estratégia de impulsionar seus fornecedores, oportunizando ferramentas, investimentos e qualificação para que estes pudessem efetivamente somar ao seu negócio      

3 C´s
NRF
O professor James Cash, da Harvard Business Schools, compartilhou experiência com os presentes (Foto: Divulgação)

A CEO & Founder da GDR Creative e Intelligence – Kate Anccketill, abordou os 3Cs que estão impactando o comportamento de varejistas e consumidores, sendo eles:

Covid 19: os efeitos decorrentes da pandemia que ainda refletem na questão do cuidado e falta de insumos;

Conflitos: em virtude da guerra da Ucrânia e os efeitos de restrição a geração de energia para Europa e sobretudo os impactos pela falta de fertilizantes lá produzidos, prejudicando a produção agrícola mundial.

Clima: os devastadores efeitos dos desarranjos climáticos, produzidos pelo consumo exacerbado do ser humano.

NRF 2023
Empresas de diversos países participam da feira do varejo em Nova York (Foto: Divulgação)

Kate finalizou com a mensagem de que a sociedade precisa incorporar o fim da abundância e partir definitivamente para o consumo consciente.

O último encontro do dia aconteceu com o CEO da Mattel – Richard Dickson, detentor de cerca de 400 marcas reconhecidas mundialmente como produtora de personagens como Barbie, e bonecas da cobiçada American Girl.

Dickson destacou os passos para sua transformação digital e os benefícios desta para ampliação de sua capilaridade.

Contudo, a transformação digital e o uso da tecnologia, de acordo com nossa leitura de mercado, só é benéfica se atender as seguintes perspectivas: efetivamente valer a pena – sendo relevante, ser fácil de usar, oferecer mais opções e escolhas e reunir dados para tomada de decisão.

Os insights das vistas realizadas na feira da NRF propriamente dita seguirão aqui em breve.

*Marcelo Salum é CEO e Founder do IBVV – Instituto Brasileiro de Vendas & Varejo – e escreve para sobre a NRF 2023 numa parceria com o AMAZONAS ATUAL)     

Notícias relacionadas

Petrobras cresce 16% e atinge lucro de R$ 6,2 bilhões em 3 meses

Nubank anuncia que tem 6 milhões de empresas como clientes

Manaus terá novo aeroporto particular destinado à aviação executiva

GBR da Amazônia cria espaço para qualificação em inovação na indústria

Avibras reinicia produção de mísseis com a denominação Aeroco

Assuntos nova york, NRF 2023, NRF Retail’s, Varejo
Valmir Lima 16 de janeiro de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

comércio manaus
Economia

Varejo do Amazonas recua 3,2% em fevereiro, pior resultado do país

15 de abril de 2026
Avião Aeroporto de Nova York
Dia a Dia

Acidente de avião com caminhão no aeroporto de Nova York mata dois

23 de março de 2026
Especialistas que estarão presentes na Pós NRF 2026: debate sobre varejo (Imagem: Divulgação)
Negócios

Especialistas em negócios expõem tendências no Pós NRF 2026 em Manaus

23 de fevereiro de 2026
Dia a Dia

Pós NRF 2026 traz a Manaus as principais tendências do varejo mundial

4 de fevereiro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?