Da Redação
MANAUS – A oferta de óleos vegetais ao consumidor será ampliada com a andiroba, copaíba, café verde e breu. A iniciativa é do Idesam (Instituto de Desenvolvimento da Amazônia) com cooperativas de produtores.
Com a marca Inatú, os produtos serão oferecidos em todo o país com trabalho de de 2,5 mil produtores. Inicialmente serão oferecidos quatro produtos a partir dessas plantas nativas. O Idesam pretende lançar até dezembro o óleo de açaí, azeite de buriti, creme de tucumã, manteiga de murumuru.
A nova marca foi criada por meio do Cidade Florestais, projeto do Idesam financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES, que busca fomentar o uso múltiplo da floresta como fonte de economia sustentável.
“O trabalho para melhor estruturar as cadeias e buscar novos clientes tem gerado resultados animadores e mostram o potencial dos negócios que respeitam a floresta”, disse André Vianna, gerente do Idesam.
A Inatú será administrada pelas próprias comunidades ribeirinhas do Amazonas nos municípios de Lábrea, Silves, Carauari, Apuí e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã.
Duas mini usinas de beneficiamento de óleos vegetais foram construídas, uma na RDS do Uatumã e outra, em Apuí.
O óleo de café verde tem grande potencial de mercado. Litro custa, em média, R$ 1,6 mil (podendo aumentar de acordo com a qualidade do produto). A miniusina possui capacidade mensal de processar até cinco toneladas de óleos fixos (gorduras, óleos e manteigas) e até 50 litros de óleos essenciais.