
Por Felipe Campinas, do ATUAL
MANAUS – A Polícia Civil do Amazonas cumpriu, nesta quinta-feira (18), mandados judiciais contra dois homens suspeitos de praticar abuso sexual contra suas respectivas enteadas, uma de 12 e outra de 11 anos, em Itapiranga (município a 226 quilômetros de Manaus). Um deles foi preso preventivamente, e o outro, notificado da ordem judicial que o proíbe de se aproximar da vítima.
De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, do 38ª Distrito Integrado de Polícia, em um dos casos, as investigações apontam que um agricultor de 39 anos tocou nas partes íntimas da enteada de 12 anos e, em outra ocasião, encostou o pênis na perna da vítima. O homem não foi encontrado em casa, na zona rural do município, mas foi preso na zona urbana.
No segundo caso, a apuração indica que um homem de 45 anos abusou da enteada de 11 anos em janeiro deste ano. A adolescente passou a morar com o pai após o caso parar na polícia. Nesta sexta-feira, o homem foi notificado de uma medida cautelar que o proíbe de se aproximar ou manter qualquer tipo de contato com a enteada.
As ações ocorrem na semana em que o país promove campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em alusão ao dia 18 de maio. Em Itapiranga, além das ações preventivas e repressivas contra os crimes, a polícia promoveu palestras em escolas e em programas na internet e em rádios comunitárias.
Nogueira afirma que “a luta é permanente”. “Nós sabemos que o dia 18 de maio é uma data emblemática, muito importante do combate a crimes como a exploração sexual e os abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes. Sabemos também a importância de ações como essa que ocorreu hoje no município de Itapiranga”, disse Nogueira.
“Mas é importante destacar que essa luta é permanente, travada diariamente pelos órgãos de proteção, mas que ao mesmo tempo é dever de toda a sociedade, que todos podem e devem colaborar e que isso pode ser feito de forma tranquila e segura, através do Disque 100, sem necessidade de se identificar”, completou o delegado.